Auditoria energética: o que é e como implementar?

A auditoria energética é um processo que tem como objetivo principal compreender o padrão de consumo de um determinado espaço e, com isso, estabelecer medidas para garantir eficiência energética, assim como reduzir custos. 

Sabemos que as empresas estão mais atentas com as questões de energia e isso se deve a vários fatores. O mais emergente deles, sem dúvidas, é a própria despesa com conta de luz. 

Segundo levantamento divulgado pela CNN, apenas em 2021, a conta de energia acumulou um aumento de 114%. Uma outra matéria, veiculada pelo UOL, estima que as tarifas de energia devem aumentar 19% em 2022. 

No entanto, outro motivo bastante proeminente é a responsabilidade social. Cada vez mais as organizações estão ligadas às questões de ESG (Environmental, social and corporate governance ou Governança social, ambiental e corporativa), visando garantir conformidade dos seus processos e impactar positivamente o mercado.

Ao reduzir o consumo de energia, as organizações contribuem para a minimização da exploração de recursos naturais, promovendo um relacionamento mais saudável e sustentável entre o meio ambiente e a sociedade.

Nesse sentido, entenda abaixo os principais benefícios da auditoria energética e como implementar essa iniciativa na sua empresa.

Leia também: Redução do consumo de energia nas empresas: como os funcionários podem ajudar nessa missão

Qual é a importância da auditoria energética?

A implementação da auditoria energética pode promover uma série de benefícios às organizações, como:

  • Sustentabilidade financeira;
  • Implementação de melhorias contínuas na operação;
  • Redução de quebras ou paradas nas infraestruturas elétricas;
  • Mais transparência acerca do consumo de energia.

Como implementar a auditoria energética?

Para implementar a auditoria energética, é preciso ter em mente que esse processo visa, acima de tudo, entender o consumo e distribuição de energia na sua empresa. 

Por isso, o primeiro passo é uma análise detalhada das contas de energia elétrica de um determinado período, como um ano ou um semestre. Esse processo é combinado com uma visita ao espaço a ser avaliado, de modo a compreender como funciona a empresa e porte.

Em seguida, é momento de realizar uma vistoria mais detalhada. Para tal, todos os equipamentos são analisados, além da infraestrutura elétrica, geradores, tipos de manutenções implementadas, últimos relatórios de manutenção e outras informações semelhantes.

Com base nesse compilado de dados, os gestores visam identificar quais são os setores, equipamentos ou infraestruturas que consomem mais energia, assim como se existem gargalos energéticos (como maquinários ultrapassados ou com mau funcionamento).

A partir dessas informações, são definidas medidas para otimizar o consumo de energia dentro da organização e corrigir casos de desperdícios, visando reduzir custos e garantir um melhor desempenho da operação. 

É válido citar que a auditoria energética não é uma iniciativa isolada, muito pelo contrário, para que as empresas sempre possuam bons resultados, esses números devem ser acompanhados frequentemente e, para isso, é possível alinhar e monitorar indicadores estratégicos.

Veja também: 3 razões para contar com soluções em eficiência energética e sustentabilidade

Conte com a TDGI para realizar a auditoria energética da sua empresa!

Com mais de 20 anos de experiência no setor e contando com profissionais qualificados, a TDGI oferece aos seus clientes a solução de Análise e Diagnóstico, um serviço completo e estratégico para acompanhamento da sua operação.

Por meio de ferramentas disruptivas e indicadores efetivos, analisamos toda a sua infraestrutura elétrica, identificando o perfil de consumo da sua empresa e, com base nesses dados, sugerimos iniciativas para reduzir custos e melhorar a eficiência energética da sua organização.

Com isso, garantimos aumento da produtividade e melhor disponibilidade da sua infraestrutura. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e fale conosco.

 

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.