3 razões para realizar um checklist de manutenção preventiva

A manutenção preventiva é de suma importância na construção civil para evitar situações desagradáveis durante a obra. Para facilitar o monitoramento dos processos, o checklist de manutenção preventiva é a solução.

Segunda a regra de ouro da manutenção, apenas 10% deveria ser corretiva e 90% constituída de manutenção preventiva. Ultrapassando essa porcentagem de manutenção corretiva se torna muito arriscado e talvez irreversível para a empresa lidar com os custos das despesas das correções.

Lembrando que a manutenção preventiva aumenta a vida útil dos equipamentos e já evita que correções emergenciais sejam feitas fora de hora, diminuindo substituições e incômodos no ambiente de trabalho.

Por essa razão é importante investir no checklist de manutenção preventiva. Veja mais sobre ele a seguir.

O que é um checklist de manutenção preventiva?

O checklist de manutenção preventiva oferece o planejamento das inspeções das peças, materiais, equipamentos, mão de obra e tudo que envolve a obra.

Através do fluxograma de manutenção preventiva, a empresa consegue monitorar cada etapa do processo produtivo de modo que esteja dentro do plano orçamentário da obra. Também se certifica que o tudo está sendo executado corretamente com a escolha do profissional responsável.

O fluxograma de manutenção preventiva nada mais é do que um plano visual, com a cadeia produtiva ilustrada com setas e cada etapa necessária para a construção civil do começo ao fim.

Veja mais sobre: Passo a passo para montar um plano de manutenção preventiva

Razões para fazer um checklist

O checklist de manutenção preventiva deixa mais palpável a obra antes de pronta, permitindo visualizar o que será necessário e como lidar com os imprevistos e falhas inesperadas.

Por isso, veja as razões para fazer o checklist de manutenção preventiva.

1. Redução de custos

Na escolha da adoção de um plano de manutenção preventiva, a empresa decide por manter o maquinário em dia e aproveitar o melhor da sua produção, já que a fiscalização evita surpresas desagradáveis como substituição de equipamento no horário de trabalho. 

Outra coisa é que reduz o lucro cessante, aquele que a empresa deixa de lucrar quando a produção é interrompida por uma ação corretiva.

2. Maior segurança na construção civil

O checklist de manutenção preventiva promove maior integração da equipe para que ajam no momento e lugar certo dentro da obra, de modo que evita correções e interrupções. Ainda que nem todas possam ser evitadas, o cálculo correto de material e da manutenção da mão de obra proporciona um ambiente mais organizado e saudável para a equipe.

3. Adaptações e correções pontuais

Além de diminuir os gastos, o checklist de manutenção preventiva permite que uma adaptação seja identificada o quanto antes para haver um replanejamento. Dessa forma, aumenta a vida útil do maquinário e traz mais estabilidade para a empresa.

Logo, o checklist de manutenção preventiva proporciona mais lucro e segurança na construção civil. O planejamento evita ações corretivas que acarretam em mais despesas e lucro cessante. A manutenção preventiva garante a diminuição de manutenções corretivas e também maior vida útil do maquinário.

Conte com a ajuda da TDGI!

Para que a redução de custos em hospitais seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.

Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.

Quer saber mais? Fale com a TDGI!

 

 

 

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.