5 problemas causados pela falta de manutenção de edifícios

Um dos processos mais importantes para o bom funcionamento de prédios e condomínios corporativos é a manutenção de edifícios.

Na prática, essa iniciativa é responsável por analisar toda a infraestrutura e realizar reparos de rotinas, processos que tornam os equipamentos e instalações apropriados para a utilização durante o cotidiano das empresas.

No entanto, para que a manutenção de edifícios gere resultados positivos, as fábricas precisam não somente contar com especialistas técnicos experientes, mas também um planejamento robusto de vistorias preventivas, preditivas e corretivas, assim como definir uma frequência correta para a implementação dessas iniciativas.

Quando as organizações não realizam as manutenções apropriadas, elas podem sofrer uma série de problemas. Veja a seguir quais são eles.

Leia mais: Gestão de custos de manutenção em edifícios: 6 estratégias de economia

5 problemas causados pela falta de manutenção de edifícios

Dentre os principais problemas causados pela falta de manutenção de edifícios, podemos citar:

  • Vazamentos e infiltrações: a infraestrutura hidráulica é responsável por reunir toda a passagem de gás e água dentro de um prédio, distribuindo esses componentes entre os andares. Quando não realizada a devida manutenção, essa estrutura pode sofrer trincas e, até mesmo, detonação dos canos, o que causa vazamentos e infiltrações, que podem gerar outros problemas como manchas nas paredes, desgastes da tintura, elevações dos pisos e panes elétricas;
  • Paradas dos equipamentos: a ausência de vistorias também afeta diretamente o funcionamento dos equipamentos, como sistemas de ar-condicionado, elevadores, sistemas de segurança e painéis eletrônicos. Com isso, esses maquinários podem sofrer paradas que prejudicam o cotidiano de toda a operação e inviabilizam a produção, o que reduz também a produtividade e os ganhos da empresa;
  • Rachaduras na infraestrutura: outro problema comum com a falta de manutenção de edifícios é o aparecimento de rachaduras na infraestrutura, que coloca em risco a integridade física de todo o prédio e a segurança dos frequentadores do espaço;
  • Curtos elétricos e incêndios: elencando os tópicos anteriores, os sistemas elétricos podem ser gravemente afetados pela ausência de vistorias, o que causa mau funcionamento e, principalmente, pode resultar em curtos e incêndios, que colocam em risco a integridade de todas as pessoas que frequentam esses ambientes;
  • Altos gastos com manutenções emergenciais: por fim, sem um plano de manutenção efetivo e devidamente implementado, as organizações acabam gastando um alto valor com a adoção de manutenções emergenciais, assim como substituição frequente dos equipamentos.

Você pode se interessar: Como contratar uma empresa terceirizada?

Conte com a ajuda da TDGI!

Para que a manutenção de edifícios seja implementada com eficiência, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas de Manutenção Técnica e Gestão de Facilities Integrada, implementando serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.

Contando com profissionais qualificados, a TDGI auxilia desde o planejamento até a sustentação dessas iniciativas, garantindo redução de custos, aumento da produtividade, otimização constante e diferencial competitivo para o seu negócio.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com a TDGI!

 

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.