Como montar um plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais em 5 passos
O plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais é um documento fundamental para apoiar as vistorias realizadas dentro das fábricas, de modo a garantir não somente processos bem feitos, mas também aumentar a disponibilidade de toda a infraestrutura.
Na prática, esse planejamento permite estabelecer prioridades por meio de um mapeamento completo da programação das iniciativas de manutenção. Com isso, o plano promove uma série de benefícios às indústrias, como:
- Reduz custos;
- Minimiza gargalos;
- Aumenta a produtividade da fábrica;
- Garante proteção dos colaboradores e outros frequentadores do pátio industrial;
- Maximiza a vida útil dos equipamentos.
Nesse cenário, veja abaixo algumas iniciativas para montar um plano de manutenção preventiva completo e eficiente.
Você pode se interessar: 7 práticas para realizar a manutenção de ar-condicionado
5 passos para montar um plano de manutenção preventiva em equipamentos industriais
Dentre as principais ações para montar um plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais efetivo, podemos citar:
1 – Tenha um planejamento robusto
O planejamento é, e sempre será, a parte mais importante da sua indústria. É por meio dessa iniciativa que os gestores conseguem definir quais equipamentos serão vistoriados, frequência, profissionais envolvidos, investimentos, orçamentos para os próximos meses e tecnologias utilizadas.
O planejamento inicial dará aos gestores todo o suporte para criar um checklist de manutenção robusto, flexível às necessidades da fábrica e que considere exatamente as vulnerabilidades do pátio industrial.
2 – Faça inventários dos maquinários
Com essa base pronta, é momento de criar inventários para os maquinários. Por sua vez, esses documentos visam reunir o máximo de informações possíveis a respeito dos equipamentos, permitindo a criação de um histórico completo que apoia a identificação de padrões e melhores iniciativas de manutenção.
3 – Tenha um checklist de manutenção
Em seguida, é momento de definir quais tipos de manutenção serão implementadas e quais aspectos devem ser analisados em cada iniciativa, considerando peças, trocas, limpezas, calibração e outros processos.
O checklist de manutenção ajuda o técnico a realizar um serviço mais completo e minimiza os riscos de que qualquer inspeção fique para trás ou seja realizada pela metade. Além disso, é nesse momento que o técnico define quando um novo processo de manutenção deve ser realizado.
4 – Prepare o time envolvido
Uma das iniciativas cruciais do plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais é a preparação do time.
Nesse aspecto, é fundamental criar treinamentos para promover à equipe melhores condições de atuação e garantir a qualidade das iniciativas implementadas.
Com isso, é válido também orientar o time a respeito dos padrões de segurança, equipamentos de proteção individual e coletiva utilizados e normas da própria empresa, com o objetivo de assegurar a integridade física dos colaboradores e minimizar riscos de acidentes.
5 – Conte com tecnologias para monitorar os resultados
Por fim, para que o plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais realmente gere resultados, é fundamental contar com a tecnologia para acompanhar e melhorar continuamente os resultados.
Atualmente, é possível adotar softwares de gestão robustos que reúnem todos os dados gerados pelas vistorias e geram insights para otimização da operação, facilitando também a identificação de gargalos.
Leia também: 5 dicas para otimizar a manutenção nas instalações elétricas industriais
Conheça a TDGI!
A TDGI é uma empresa especializada em Manutenção Técnica e Gestão de Facilities para ambientes industriais com mais de 20 anos de experiência no mercado.
Contando com técnicos especializados, a TDGI auxilia a sua fábrica em todos os processos do plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais, assim como na implementação e acompanhamento dessas iniciativas.
Com isso, a TDGI garante redução de custos, produtividade, disponibilidade dos ativos e diferencial competitivo. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com a TDGI!