gestão de obras na construção civil

4 dicas para minimizar custos na gestão de obras na construção civil

Um dos principais desafios da gestão de obras na construção civil é a redução de custos, afinal, os gestores não apenas lidam com a compra, utilização e perda de materiais, mas também com o controle do tempo de execução do projeto, administração de mão de obra e relacionamento com fornecedores. 

Segundo dados da Autodesk, cerca de 35% do tempo dos colaboradores envolvidos na construção é gasto com iniciativas que não são produtivas. 

Um outro estudo nos revela que 60% dos empreiteiros consideram os problemas na comunicação e a falta de qualidade dos documentos do contrato os principais fatos que reduzem a produtividade da equipe. 

Esses dados nos mostram que a minimização de custos na gestão de obras na construção civil depende de uma série de fatores. Por sua vez, alcançar esses resultados pode promover aos canteiros diferenciais competitivos, sustentabilidade e resiliência.

Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a atingir o melhor desempenho no gerenciamento dos projetos. 

Você pode se interessar: Auditoria energética: o que é e como implementar?

4 dicas para minimizar custos na gestão de obras na construção civil

Dentre as principais iniciativas para minimizar custos na gestão de obras na construção civil, podemos citar:

  • Acompanhe o andamento do projeto de maneira efetiva: o primeiro passo é definir maneiras efetivas de acompanhar a execução do projeto. Para tal, é válido estabelecer indicadores de desempenho estratégicos e realizar constantes relatórios acerca do avanço no processo construtivo. Quanto mais detalhados forem esses dados, com mais precisão os seus gestores conseguirão acompanhar a operação e mais fácil será a identificação de gargalos que prejudiquem o controle financeiro;
  • Pesquise bem os fornecedores: outro ponto a ser levado em consideração são os fornecedores. É crucial que o seu projeto conte com parceiros qualificados e que atuem com preços competitivos. Por isso, o ideal é pesquisar bem os fornecedores e optar pelas empresas que oferecem melhor relação de custo-benefício para a sua obra;
  • Não deixe a tecnologia de lado: quando falamos sobre gestão de obras na construção civil, estamos nos referindo a um processo extremamente complexo, composto por diversas áreas e ramificações. Por essa razão, não é benéfico realizar o controle manual dessas atividades, afinal, atualmente podemos contar com ferramentas robustas e completas que simplificam todo o gerenciamento da operação, assim como permitem melhor gestão dos gastos;
  • Conte com uma empresa especializada: por fim, conte com uma empresa especializada, que te auxilie não somente com o projeto, mas também execução da obra, planejamento financeiro e orçamentário, compras de materiais e acabamentos, gerenciando sua construção do começo ao fim.

Veja também: Qual é a importância do acompanhamento de obra?

Conheça a TDGI!

A TDGI é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado que pode ajudar o seu negócio na gestão de obras na construção civil.

Contando com um time de especialistas multidisciplinar formado por engenheiros, arquitetos, técnicos e encarregados, a TDGI oferece aos seus clientes a solução de Gestão de Espaços e Obras (GEO), cuidando de todos os fluxos do seu projeto.

Desse modo, a TDGI garante bons resultados, qualidade, eficiência e redução de custos. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time

 

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.