relatório de manutenção predial

5 erros comuns no relatório de manutenção predial que você deve evitar

O relatório de manutenção predial é um documento que permite os registros das iniciativas de vistorias. Por sua vez, esse processo tem como objetivo viabilizar o acompanhamento estratégico das iniciativas de manutenção, servindo de apoio aos gestores.

Sabemos que uma estrutura predial é formada por diversos sistemas e equipamentos que, caso sofram qualquer problema ou parada, prejudicam o funcionamento de todo o edifício.

Nesse cenário, o relatório de manutenção é uma das ferramentas mais importantes para evitar falhas ou acidentes que coloquem a infraestrutura e a segurança dos frequentadores do espaço em risco. 

Para te ajudar a entender melhor os benefícios desse documento e como evitar alguns erros comuns que os técnicos cometem no momento de preenchê-lo, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira. 

Veja também: 7 erros comuns na manutenção de ar-condicionado de edifícios

Qual é a importância do relatório de manutenção predial?

Como citado, o relatório de manutenção predial visa simplificar o controle das vistorias e, quando bem feito, promove uma série de vantagens, como:

  • Permite uma gestão baseada em dados;
  • Aumenta o desempenho da operação;
  • Reduz custos;
  • Minimiza riscos;
  • Melhores tomadas de decisões;
  • Rápida identificação de gargalos. 

5 erros comuns que você deve evitar no momento de elaborar o relatório

Embora seja uma das principais iniciativas realizadas nos processos de vistorias, muitos técnicos ainda cometem alguns erros no momento de preencher e controlar os relatórios de manutenção. Veja os principais e como evitá-los:

  • Falta de checklists de manutenção: na prática, o checklist consiste em uma “lista” do que precisa ser feito no processo de manutenção e deve ser definido ainda no planejamento. É ele quem vai guiar o preenchimento do relatório posteriormente, isso porque os gestores terão insumos para garantir que todas as iniciativas previstas foram cumpridas e estabelecer os próximos processos de manutenção;
  • Preenchimento incompleto acerca das informações sobre as manutenções realizadas: outro erro muito comum é o preenchimento incompleto das informações sobre as manutenções feitas. Sem um panorama geral e detalhado, dificilmente os seus gestores conseguirão acompanhar os processos de vistorias. Portanto, não registre apenas o tipo de manutenção realizada, mas também as atividades envolvidas, tempo estimado, responsáveis, recursos necessários, número e a ordem do serviço de manutenção predial e custos previstos; 
  • Informações generalizadas acerca da manutenção: assim como informações incompletas são prejudiciais para o relatório de manutenção predial, o uso de dados generalizados também afeta a elaboração desse documento. É fundamental adequar cada relatório à realidade do documento e elaborar um material para cada um dos maquinários;
  • Ausência de indicadores de desempenho: outro erro muito comum é não definir indicadores estratégicos para acompanhar as iniciativas de manutenção. Sem essas métricas, os gestores não conseguirão mapear os dados coletados de maneira intencional e, dificilmente, chegarão a insights efetivos a respeito do desempenho da operação;
  • Controle manual dos fluxos de manutenção: por fim, outro erro é o controle manual dos fluxos de manutenção. Além de demandar mais tempo e recurso da equipe, é um processo passivo de falhas. Atualmente, é possível contar com uma série de ferramentas que não somente simplificam a coleta de dados, mas também facilitam a visualização dessas informações e geram insights. 

Você pode se interessar: 4 técnicas de manutenção preditiva que você precisa conhecer

Conte com a TDGI!

A TDGI pode ajudar a sua empresa na elaboração do relatório de manutenção predial. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a TDGI é especializada em iniciativas de manutenção e oferece soluções completas para o seu edifício ou condomínio predial.

Contando com mão de obra técnica preparada, a TDGI realiza todo o planejamento das iniciativas de manutenção, assim como a implementação e sustentação dos processos.

Com isso, a TDGI garante o alto desempenho da sua infraestrutura, redução de custos e segurança. Acesse agora mesmo e entre em contato conosco

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.