ESG: como combinar práticas sustentáveis no seu planejamento de obras?

As iniciativas de planejamento de obras cada vez mais têm ganhado novas nuances, especialmente com a necessidade de não somente realizar um processo seguro e efetivo, mas também sustentável e adequado às práticas de ESG.

Acrônimo de Environmental, social and corporate governance ou Governança social, ambiental e corporativa, o ESG pode ser definido como uma série de medidas que visam analisar o quanto uma empresa está operando em conformidade com as legislações externas e políticas internas.

O ESG tem como objetivo garantir que as empresas atuem de maneira muito mais efetiva e priorize questões de cunho social, o que inclui a adoção de práticas sustentáveis no seu cotidiano. Entenda abaixo qual é a importância e como implementar no planejamento de obras da sua organização.

Qual é a importância das práticas de ESG?

O primeiro aspecto que devemos ter em mente em relação ao ESG é o comportamento dos clientes, investidores e parceiros de negócios.

Segundo uma pesquisa realizada pela PwC, 83% dos consumidores acreditam que as empresas precisam criar melhores iniciativas de governança social, ambiental e corporativa, enquanto 86% dos clientes apoiam organizações preocupadas com essas questões. 

Esse levantamento nos deixa claro que o público está cada vez mais preocupado com os impactos das atividades econômicas na natureza e, por isso, tem optado por consumir produtos e serviços de empresas que estão comprometidas em atuar de maneira responsável em relação ao meio ambiente.

Como efeito em cadeia, o ESG tem se tornado também um aspecto extremamente importante para os investidores, afinal, nenhum empresário quer ter a sua imagem atribuída, mesmo que indiretamente, à uma organização envolvida em algum tipo de escândalo.

Por conta disso, empresas que investem em ESG têm alcançado melhor desempenho financeiro, segundo uma pesquisa da Boston Consulting Group (BCG).

Por fim, adotar práticas mais sustentáveis também permite a maturidade digital do seu negócio. De acordo com o Fórum Económico Mundial, é preciso integrar estratégias sustentáveis em várias dimensões para alcançar a plena inovação na operação. 

 

Veja também: Entenda mais sobre sustentabilidade energética

Como combinar práticas sustentáveis no planejamento de obras?

Quando falamos de sustentabilidade no planejamento de obras, precisamos ter em mente que essas questões não começam no projeto, mas nos próprios fluxos da empresa. 

Isso significa que uma organização que deseja se adequar ao ESG e operar de forma mais responsável ambientalmente, precisa remodelar os seus fluxos internos e adotar uma cultura organizacional mais direcionada.

A partir dessa profunda mudança na maneira como a operação funciona, é possível garantir sustentabilidade no planejamento de obras por meio de algumas iniciativas, como:

 

  • Analise se o seu espaço cumpre todas as normas ambientais;
  • Implemente uma gestão de resíduos adequada;
  • Já no planejamento, adote medidas para minimizar o consumo de recursos naturais, como água;
  • Pense em como seu espaço pode valorizar os aspectos de sustentabilidade a longo prazo, como a adoção de lâmpadas de LED para economizar energia, a criação de um sistema de reaproveitamento de água, a colocação de janelas maiores para aproveitar a luz natural e outras;
  • Fique atento à origem dos materiais comprados e o papel dos fornecedores.

Conte com a TDGI!

A TDGI é especializada em Gestão de Espaços e Obras (GEO) com mais de 20 anos de experiência no setor. 

Contando com uma equipe multidisciplinar, a TDGI ajuda no planejamento de obras e na execução do seu projeto com toda a qualidade, eficiência e sustentabilidade que a sua empresa precisa.

Desse modo, a TDGI visa garantir ao seu projeto alta produtividade ao mesmo tempo que minimiza os impactos ambientais. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e fale conosco.