Gestão de instalações em edifícios: importância e como fazer

A gestão de instalações é responsável por acompanhar o desempenho de toda uma infraestrutura e, principalmente, implementar medidas efetivas de manutenção e gerenciamento de facilities.

O principal objetivo dessa iniciativa é otimizar os fluxos internos, alcançando maior eficiência do espaço e redução de custos. 

Para tal, são adotados não somente serviços focados em manutenção corretiva, mas também preventiva e preditiva das instalações de ar-condicionado, sistemas elétricos e hidráulicos, elevadores, equipamentos de segurança, conservação de áreas verdes e gestão de espaços e obras.

Entenda abaixo qual é a importância desse processo e como implementar no seu prédio.

Leia também: O que você precisa saber sobre serviços de manutenção predial 

Qual é a importância da gestão de instalações em edifícios?

Como citado, a gestão de instalações visa garantir um bom desempenho dos sistemas internos e, quando bem implementada, pode promover uma série de benefícios às organizações, como:

  • Minimização de despesas com quebras de equipamentos ou desperdícios;
  • Eficiência energética;
  • Segurança dos frequentadores do espaço;
  • Gerenciamento holístico da operação;
  • Otimização constante dos fluxos internos;
  • Aumento da eficiência e produtividade.

Como fazer a gestão de instalações em prédios?

Para implementar um processo efetivo de gestão de instalações em prédios, algumas iniciativas são fundamentais. Veja:

Tenha um planejamento

O planejamento vai nortear todas as iniciativas implementadas, assim como auxiliar nas tomadas de decisões e orientar a maneira como os colaboradores devem atuar. 

Diante disso, para fazer um planejamento assertivo, é crucial mapear a operação e identificar todos os ativos que devem ser incluídos na gestão de manutenção, desde equipamentos de climatização, por exemplo, até sistemas inerentes à construção, como as instalações hidráulicas e elétricas.

Nesse processo, é válido a análise também da própria infraestrutura física da empresa, como qualidade dos espaços, conservação das paredes, pinturas ou distribuição dos ambientes. Em muitos casos, pode ser necessário a implementação de uma obra de remodelação. 

Além disso, nesse planejamento, é preciso já definir quais serão as iniciativas de manutenção adotadas, frequência e profissionais responsáveis por acompanhá-las.

Prepare a equipe

Com um planejamento pronto, é momento de preparar devidamente a equipe. Os profissionais precisam entender quais iniciativas serão implementadas e como eles devem atuar.

Outro ponto importante aqui diz respeito aos equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC). Todos os funcionários devem compreender o funcionamento desses itens, assim como armazená-los e higienizá-los corretamente, garantindo total segurança do time durante as atividades de manutenção.

Defina indicadores de desempenho

Não podemos falar sobre gestão de instalações sem citar a importância dos indicadores de desempenho, isso porque essas métricas permitem compreender as entregas e, principalmente, a performance da operação.

O ideal é acompanhar esses indicadores de maneira estratégica, de modo a encontrar oportunidades de constantes melhorias, assim como identificar com rapidez qualquer gargalo ou desperdício.

Conte com uma empresa especializada

Por fim, se você deseja alcançar melhores resultados na gestão de instalações, o ideal é contar com uma empresa especializada. 

Ao terceirizar esse serviço, você tem acesso a mão de obra qualificada e um leque de soluções totalmente customizadas às necessidades do seu negócio.

Saiba mais: Terceirização de serviços: vantagens e principais desafios

Conheça a TDGI!

A TDGI é uma empresa especializada em Manutenção Técnica, Gestão Integrada de Facilities e Gestão de Espaços e Obras (GEO), com mais de 20 anos de experiência no setor.

Atuando com empresas do segmento de saúde, indústria, varejo e edifícios, a TDGI implementa serviços completos para otimizar a gestão de instalações e assegurar alto desempenho das operações.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time.

 

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.