Como escolher o modelo de cronograma de obra ideal

Ter um modelo de cronograma de obra é uma maneira de planejar, de forma sistemática, os processos para desenvolvimento do seu projeto, evitando possíveis falhas, reduzindo danos e prevendo acontecimentos. 

Além do mais, o documento é responsável por definir quais tarefas devem ser executadas, bem como os materiais, equipamentos e profissionais envolvidos na execução.

Portanto, seja para uma simples reforma, ou um projeto grandioso de edifícios, o cronograma de obra é algo indispensável. Mas, como escolher o modelo ideal?

Ao longo deste artigo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a definir o melhor modelo de cronograma de obra para o seu projeto. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Você pode gostar: Riscos de não contar com um projeto e execução de obras

Como funciona o modelo de cronograma de obra?

O modelo de cronograma consiste em um documento com todas as disposições acerca do seu projeto, incluindo prazos, equipes, propostas, entre outras informações. Para fins de organização, ele pode ser separado em:

  • Físico: com o planejamento para execução da obra;
  • Financeiro: com as previsões de custo, entrada e saída;
  • Físico-financeiro: com os dois planejamentos acima em conjunto.

Um dos principais objetivos do modelo de cronograma de obra é verificar as estimativas de produtividade. Dessa forma, é possível determinar os custos envolvidos, estabelecer prazos e oferecer uma visão estratégica do desenvolvimento do projeto para os clientes.

No entanto, para que o modelo de cronograma de obra funcione da maneira desejada, ele precisa ser realista, considerando as possibilidades daquele projeto, além dos recursos disponibilizados para o trabalho dos profissionais.

Leia também: 3 dicas de como calcular o tempo de execução de uma obra

Mas, afinal, como escolher o modelo de cronograma de obra?

Atualmente, você pode encontrar vários tipos de modelos de cronograma de obras: planilhas prontas, softwares ou mesmo planejamentos feitos a mão. A partir disso, já é possível ter uma ideia de onde procurar o melhor documento.

No entanto, você precisa saber qual o objetivo do modelo de cronograma de obra. Afinal, o seu planejamento deve ser personalizado segundo às suas necessidades e as especificações do projeto.

Lembre-se que o seu modelo de cronograma de obra deve conter algumas informações principais, como:

  • Detalhes sobre as atividades executadas durante a obra;
  • Data e prazo de execução para cada etapa do projeto;
  • Data da aquisição de materiais ou locação de equipamentos;
  • Quantidade de materiais, equipamentos e pessoas;
  • Valores próximos de cada item, para melhor cotação financeira.

Sabendo disso, você já pode procurar um modelo de cronograma de obra completo, que irá ajudar no planejamento do seu trabalho e com as orientações necessárias para a execução do projeto.

Veja mais: 3 benefícios de um cronograma de execução de obras bem elaborado

Conte com a TDGI para serviços de gestão de obras

Está na dúvida de qual o melhor modelo de cronograma de obra? A boa notícia é que você pode contar com os serviços especializados de gestão de projetos da TDGI.

Temos uma solução especializada em Gestão de Espaços e Obras (GEO), para que você tenha controle do seu trabalho, possa monitorar o andamento de cada etapa, analise os resultados e entregue o projeto dentro do prazo estipulado.

Além disso, a TDGI é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado, com profissionais altamente qualificados e know-how completo para planejamento de obras.

Conheça mais sobre o nosso modelo de cronograma de obra! Envie uma mensagem para um de nossos especialistas.