controle de manutenção de equipamentos

3 ferramentas para o controle de manutenção de equipamentos

O controle de manutenção de equipamentos é um componente importante de uma produção que funciona bem. Ele ajuda as empresas a economizar recursos e a alcançar eficiência máxima nos processos operacionais. 

Criar um controle de manutenção de equipamentos também ajuda a garantir uma qualidade confiável e satisfatória da produção, segurança para os funcionários e proteção do meio ambiente. 

Apesar de todos esses benefícios, muitas empresas ainda têm dúvidas sobre como desenvolver o controle de manutenção de equipamentos e colocá-lo em prática de forma eficaz.

A seguir, separamos três ferramentas que podem auxiliar o seu negócio na criação de um controle de manutenção, confira. 

Leia também: Quais são as 4 principais etapas do plano de manutenção?

1. Setor de Planejamento e Controle da Manutenção

Ter um setor de Planejamento e Controle da Manutenção, o PCM, pode facilitar muito a trajetória da empresa no quesito manutenção. Esse setor conta com profissionais capacitados para planejar estrategicamente as atividades de manutenção e programar a sua execução, além de ser capaz de analisar os serviços realizados e identificar pontos de melhoria.

O principal objetivo do departamento de Planejamento e Controle da Manutenção é reduzir desperdícios com situações evitáveis, como a compra constante de novos equipamentos ou reparos em um serviço realizado de forma inadequada. 

Alguns processos que o PCM deve levar em consideração são:

  • Descrição dos equipamentos e necessidades de manutenção;
  • Recursos necessários para execução das manutenções, como profissionais, ferramentas, peças de reposição e materiais;
  • Equipamentos e procedimentos de segurança para realização das manutenções.

Invista em uma pequena equipe de profissionais especializados e dedicados ao controle de manutenção de equipamentos e os serviços de manutenção serão muito mais práticos e eficientes. 

2. Planilha de controle da manutenção de equipamentos

Organização é sempre a melhor estratégia, especialmente para gestão e controle de manutenção de equipamentos. Por isso, uma planilha de controle da manutenção de equipamentos pode ser o equipamento ideal para monitorar a execução de serviços de manutenção.

Uma planilha de controle de manutenção deve conter todas as informações que o gestor julgar essenciais para o entendimento futuro sobre o histórico de manutenções. Alguns exemplos de informações são:

  • Data da primeira manutenção;
  • Responsável pela realização do serviço;
  • Tipo de manutenção (preventiva, corretiva ou preditiva);
  • Equipamento no qual o serviço foi realizado;
  • Quantidade de horas para executar a manutenção;
  • Problemas encontrados;
  • Soluções aplicadas;
  • Data da próxima manutenção.

3. Equipe especializada em manutenção de equipamentos

Não menos importante é a equipe que será responsável pela execução dos serviços de manutenção. Muitas vezes as empresas entendem as tarefas de manutenção como básicas e simples, e acreditam que qualquer pessoa é capaz de realizar esses serviços.

Contudo, uma empresa que deseja manter um bom controle de manutenção de equipamentos sabe que a complexidade dos serviços de manutenção exige profissionais qualificados, que saibam como manusear os equipamentos e fazer consertos da forma correta, sem comprometer sua segurança.

Criar um controle de manutenção de equipamentos é uma estratégia que poupa recursos e tempo para um negócio, além de garantir que a empresa continue sempre em conformidade com leis e regulações sobre o funcionamento de equipamentos.

Você pode se interessar: Manutenção 4.0.: tudo o que você precisa saber

Gestão e Manutenção técnica com a TDGI

Muitas vezes, criar um departamento especializado em manutenções técnicas pode não ser uma opção estratégica para um negócio. Entre encontrar profissionais para gestão e execução de serviços, muitas empresas acabam negligenciando os serviços de manutenção.

Para ajudar empresas de todos os segmentos de negócio, a TDGI disponibiliza seus serviços de gestão e manutenção técnica de forma terceirizada, oferecendo os melhores profissionais da área sempre que sua companhia precisar. 

Conheça nossos serviços de manutenção técnica e de gestão da manutenção. 

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.