O que é a eficiência energética de equipamentos e instalações?
O termo eficiência se refere a geração de mais resultados com o uso de menos recursos. Quanto ao conceito físico de eficiência energética, o princípio é o mesmo: gerar mais energia utilizando menos recursos naturais.
No caso da eficiência energética de equipamentos e instalações, o objetivo é que o dispositivo utilize a energia elétrica da melhor forma possível, ou seja, trabalhando mais com menos energia.
Neste artigo, veremos a importância da preocupação com a eficiência energética de equipamentos e instalações e como as empresas podem fazer para avaliá-la e melhorá-la.
Você pode se interessar por: Como garantir a redução de consumo de energia elétrica industrial
Por que se preocupar com a eficiência energética de equipamentos e instalações?
Qualquer equipamento ou instalação que dependa de uma forma de energia pode ser mais eficiente e desperdiçar menos energia. Por esta razão, estratégias pensadas para aumentar a eficiência energética de equipamentos e instalações funcionam para a economia financeira e de recursos.
Muitas empresas ainda têm o hábito de considerar os gastos com energia elétrica como um custo fixo, sem pensar no consumo individual com cada instalação ou equipamento.
Quando a eficiência energética é levada em consideração, o monitoramento dos gastos ajuda a conscientizar os empreendedores de que o consumo energético pode e deve ser reduzido.
A partir disso, alguns dos benefícios mais evidentes resultantes da preocupação com a eficiência energética dos equipamentos e instalações são:
- Redução de custos com uso de energia elétrica;
- Aumento da vida útil dos equipamentos;
- Manutenções menos frequentes;
- Reconhecimento pelo mercado como uma empresa que valoriza a sustentabilidade.
Ainda, pensar na eficiência energética de equipamentos e instalações é uma forma de pensar no cenário macro da economia nacional. Com o aumento do consumo energético de forma geral, a infraestrutura da matriz energética também precisa ser expandida e quem arca com os custos são os pagadores de impostos.
Não menos importante deve ser a preocupação com a sustentabilidade. Sabendo que toda geração de energia gera impacto para o meio ambiente, quaisquer esforços em redução de consumo são válidos para agredir cada vez menos a natureza.
Como avaliar a eficiência energética de equipamentos e instalações?
Por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro, os equipamentos vêm acompanhados de etiquetas que indicam os níveis de eficiência energética do produto dentro de sua categoria.
Além disso, desde o início do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e do Programa Conpet, ficou ainda mais fácil identificar a eficiência energética de equipamentos e instalações.
Basta procurar equipamentos que tenham o Selo Procel, para energia elétrica, ou o Selo Conpet, para energia gerada por combustíveis, que por si só já indicam que o produto se destaca por sua eficiência energética.
Para grandes equipamentos ou instalações, a empresa pode solicitar uma auditoria de eficiência energética, que deve ser realizada por uma instituição certificada e especializada. Assim, um relatório apontará quais são os pontos de melhoria, desde otimização de iluminação até atualizações de equipamentos.
Leia também: Serviços elétricos prediais: 4 detalhes que você não pode esquecer
Auditoria de eficiência energética é com a TDGI
Com mais de 20 anos no mercado, a TDGI é especialista em manutenção e conservação de patrimônio de empresas e indústria, atuando também com o setor de soluções energéticas.
Invista na melhoria da eficiência energética dos seus equipamentos e instalações com a TDGI para reduzir suas despesas com consumo energético e aumentar sua credibilidade no mercado.
Agende uma auditoria com um de nossos especialistas!