Gerenciamento de obras: como ter maior sustentabilidade nas empresas
A sustentabilidade é um tema cada vez mais recorrente dentro das empresas de diferentes portes e segmentos. O que envolve desde a fabricação de produtos mais sustentáveis e práticas de reciclagem no desenvolvimento dos serviços até ações ecológicas e de minimização de desperdícios. Então, quando se trata do gerenciamento de obras, este assunto também está em cheque.
Afinal, os projetos de reformas, modernizações ou reestruturações de ambientes organizacionais são conhecidos pelo alto consumo de matéria-prima, além de insumos básicos como água e energia elétrica. O que, no fim, pode acarretar em impactos ambientais substanciais.
Por isso, é tão importante a criação dessa mentalidade sobre a sustentabilidade no gerenciamento de obras. Isso vale tanto para os gestores responsáveis pela execução dos processos, como para os profissionais envolvidos com as atividades e até mesmo para os clientes das empresas.
Alguns dados, inclusive, mostram que as organizações devem reforçar sua preocupação neste sentido para reduzir custos de produção, aproveitar melhor os insumos, ter um consumo mais consciente, fortalecer a imagem da marca e aumentar as vendas.
Segundo pesquisa da Union + Webster, 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. E, de acordo com estudo da Aberje, 57% das empresas veem o tema sustentabilidade entre as cinco principais prioridades.
Leia também: Obras de retrofit: qual diferença para reforma e quando fazer?
Como tornar o gerenciamento de obras mais sustentável
Em meio a essa situação, no entanto, ainda é comum os gestores das empresas enfrentarem desafios, principalmente, no que diz respeito ao gerenciamento de obras.
Conforme levantamento do Sebrae, 18,3% dos empresários acreditam que a falta de informações é a principal barreira para adotar ações sustentáveis. Outros pontos mencionados são a dificuldade em encontrar parceiros para cooperação sustentável (16,6%) e o investimento a ser realizado nas ações (11,2%).
Para te ajudar, vamos apresentar os principais aspectos para tornar as reformas mais sustentáveis na sua empresa.
Adequação às leis
Como pontapé inicial do gerenciamento de obras mais ecológico, as empresas devem verificar as legislações vigentes para atender às normas corretamente. Uma regulamentação importante a ser seguida é sobre o descarte correto de materiais, com os itens que podem ou não ser reutilizados ou reciclados e a destinação adequada do que vai para os aterros.
Isso diminui o impacto ambiental, os desperdícios, evita multas por descumprimento da lei e ainda gera economia.
Saiba mais: 6 erros para evitar na reforma do layout de escritório
Apoio de tecnologias
As tecnologias são fundamentais para contribuir com a sustentabilidade nas reformas das empresas. Afinal, as diferentes ferramentas e inovações permitem controlar melhor a gestão de insumos, o canteiro de obras, os custos, a mão de obra necessária, as etapas do projeto e o tempo de conclusão.
Consumo de energia e água conscientes
Outra prática sustentável muito útil durante e depois das obras é a adoção de formas alternativas de consumo de água e energia elétrica. Isso porque gera economia de gastos e garante maior cuidado ambiental. Dois exemplos aqui podem ser a implementação da energia solar e de um sistema de água de reuso.
Cuidado com as sobras de materiais
Um problema comum no gerenciamento de obras é a compra de materiais a serem utilizados nos projetos. Muitas vezes, a estimativa de uso de elementos é acima do ideal e a reforma acaba com sobras excessivas. Por isso, faça uma análise detalhada do que é realmente necessário, reduzindo compras, desperdícios e melhorando o controle.
Controle da geração de resíduos
Diretamente ligada às sobras de materiais, a geração de resíduos é outra dificuldade que compromete a produtividade, o orçamento e atrapalha o andamento da reforma do espaço organizacional. Para driblar isso, é preciso conscientizar a mão de obra sobre o uso dos recursos e estimular o reaproveitamento de itens e insumos.
Valorização da sustentabilidade
Não adianta apenas o responsável pelo gerenciamento de obras pensar de forma sustentável no projeto de um novo e moderno layout de escritório. É preciso que todos da equipe estejam imbuídos nessa mesma missão para que tudo funcione adequadamente.
Então, deve-se incentivar que os profissionais da reforma e os trabalhadores da própria empresa façam parte dos planos sustentáveis de reforma, com foco em reutilização, otimização, descarte adequado, consumo consciente e sem desperdícios. Assim, todos poderão colaborar para um escritório ecologicamente correto e um mundo melhor.
Leia também: 8 dicas para um gerenciamento de obras eficiente
Principais benefícios de reformas de escritório mais sustentáveis
Como vimos acima, o incentivo da sustentabilidade no gerenciamento de obras e reformas de escritório representa inúmeros ganhos para as empresas, como:
- Redução de custos durante e depois da reforma, proporcionando maior economia;
- Diminuição dos impactos ambientais, com melhora do consumo e reaproveitamento de materiais;
- Valorização da obra ao adotar boas práticas ecológicas e ambientais nos projetos;
- Obtenção de certificados de construções sustentáveis;
- Melhoria da imagem junto ao mercado, clientes, fornecedores e profissionais dentro da empresa.
Como a TDGI pode ajudar no gerenciamento de obras sustentável
Para realizar os projetos de reforma no seu espaço organizacional de maneira sustentável, seja na modernização de layout do escritório ou outras obras, conte com um parceiro especializado e experiente.
Empresa de engenharia multinacional, a TDGI possui uma ampla equipe de profissionais qualificados para trabalhar na execução e no gerenciamento de obras.
Atuamos com as melhores práticas e soluções do mercado, garantindo a valorização da estrutura da sua empresa e atendendo a todas as suas necessidades.
Cumprimos com os níveis de serviço acordados e com todos os prazos previstos para as diferentes etapas do cronograma de obras, entregando os serviços dentro do tempo acertado.
Assim, você pode se preocupar inteiramente com o seu core business, enquanto cuidamos do projeto de reforma mais sustentável da sua empresa.
Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!