8 dicas para um gerenciamento de obras eficiente
Se uma empresa resolve fazer uma reforma, modernização de espaços ou remodelação de estruturas, inúmeros desafios surgem para atender aos objetivos estipulados. Afinal, é preciso garantir a qualidade da obra, o cumprimento de prazos e o controle de custos. Neste sentido, o gerenciamento de obras se torna um elemento central.
Até porque imagine só acumular muitas atividades e demandas durante os projetos de reforma, sem um controle adequado.
Isso pode gerar problemas em todo o andamento, como confusões, conflitos, gestão inadequada de mão de obra, dimensionamento errado dos insumos necessários, entre outros. Como consequência, a reforma sofrerá com atrasos e custos extras.
Então, apenas com uma gestão eficiente, é possível fugir desses obstáculos e promover uma obra que cumpra todos os requisitos. Por isso, se o seu negócio pretende fazer uma reforma, o ideal é adotar o gerenciamento de obras, com responsáveis pelo cronograma, equipe envolvida, orçamento, tempo para conclusão e recursos alocados.
Neste conteúdo, vamos entender melhor sobre o assunto e ver como tornar essa gestão mais eficiente. Continue a leitura!
Leia também: Espaço organizacional: quanto custa a reforma?
Como fazer o gerenciamento de obras
Todas as empresas, como indústrias, hospitais, shoppings e condomínios comerciais podem precisar de reformas, remodelações de escritórios, obras de retrofit, entre outros.
Assim, as organizações devem se preocupar com todo o processo que envolve estes serviços, desde o planejamento e execução até a entrega final. Para tanto, os gestores vão acabar gastando muito tempo para organizar uma equipe responsável pela obra e fiscalizar o andamento das atividades.
Porém, e se a empresa terceirizar os cuidados com a reforma? Dessa forma, é possível se focar no core business e não precisar ficar em cima de todo o projeto, deixando a cargo dos especialistas a gestão.
Com uma empresa contratada, cada etapa da obra será bem planejada e tudo deve ocorrer corretamente conforme o esperado.
Vale destacar que, no Brasil, o gerenciamento de obras é regulamentado pela Lei 5.194/1996, tendo sua responsabilidade direcionada a arquitetos e engenheiros civis.
Conheça os benefícios de terceirizar o gerenciamento de obras
As empresas especializadas em gestão de obras são capacitadas para enfrentar os desafios das reformas e as pressões dos seus contratantes, entregando serviços de alto valor e minimizando o risco de erros. Além disso, elas estão prontas para proporcionar diversos benefícios, como:
Redução de custos
Vários aspectos podem encarecer a obra, como atrasos, falhas de logística, falta de qualidade dos insumos, erros humanos e retrabalho. No entanto, com um fornecedor experiente e eficiente, é possível promover processos mais produtivos, ágeis, precisos e seguros, diminuindo as despesas e gerando economia.
Acompanhamento das etapas
Como já mencionamos, são muitos os processos envolvendo as reformas e todos devem ser cumpridos na sua sequência lógica, no tempo planejado e de acordo com o orçamento.
Para garantir que nada saia do rumo, os responsáveis pelo gerenciamento de obras devem monitorar e acompanhar de perto cada etapa, registrando todas as informações necessárias e ficando de olho no cronograma, na produtividade e em eventuais mudanças.
Saiba mais: Por onde começar a reforma de escritório?
Antecipação de problemas
Evitar problemas é um dos principais objetivos de gestores em todos os setores de uma organização. No caso de modernização do espaço organizacional, não é diferente. Então, a gestão adequada ajuda a identificar obstáculos e gargalos o mais cedo possível, evitando retrabalhos, perda de tempo e otimizando recursos.
Controle do estoque de materiais
Outra vantagem importante de contar com empresas especializadas em reformas e obras é cuidar do estoque corretamente, acompanhando o uso de materiais, a quantidade de insumos e a falta dos produtos. Com isso, é possível adquirir os produtos antes que acabem, evitando a parada na obra.
Reprodução correta dos projetos
Com um profissional no gerenciamento da reforma de empresas, o resultado é muito mais qualidade e eficiência nos projetos e a garantia de seguir o desenho inicial de maneira precisa. E, se houver alguma necessidade de alteração, tudo será feito corretamente.
Leia também: Layout de escritório: 6 erros para evitar na sua empresa
Como tornar o gerenciamento de obras mais eficiente
Para atingir todos esses resultados e entregar um serviço de excelência, é preciso seguir boas práticas no gerenciamento de obras. Veja, então, 8 dicas elementares:
1. Estudo de viabilidade
O primeiro passo na gestão de obras é analisar a viabilidade técnica e econômica. Isso engloba os custos de construção e as chances de uma venda futura do imóvel, além de verificação das limitações legais para a reforma, o levantamento das autorizações necessárias, as restrições do zoneamento urbano, entre outros itens.
Assim, é possível ver se o investimento na reforma, remodelação ou modernização vale a pena ou se tem um alto custo com perspectiva de baixo retorno. Neste último caso, inclusive, é melhor cancelar o projeto.
2. Orçamento
Para iniciar e terminar o projeto com sucesso, é necessário ter um custo previsto que caiba dentro do orçamento da empresa. Neste sentido, os responsáveis devem fazer uma análise de preços de materiais, mão de obra e ferramentas para a obra, além de considerar as variações dos valores no mercado.
Então, não se esqueça de colocar um teto de despesas, mas deixando uma margem para imprevistos.
3. Planejamento da obra
Uma das dicas mais importantes para aumentar a eficiência do gerenciamento de obras é a etapa do planejamento. Aqui, deve-se verificar todos os detalhes essenciais da construção, como por exemplo:
- Tempo necessário para obter alvarás e licenças;
- Verificação da instalação de rede elétrica e hidráulica;
- Definição de espaço para guardar os materiais;
- Escolha de funcionários para cada serviço;
- Separação e destinação de resíduos de obra;
- Entre outros.
4. Cronograma e organização de tarefas
Para que tudo aconteça dentro dos prazos, é fundamental organizar as atividades, definir os responsáveis, colocar esses aspectos em um cronograma com data de início e fim de cada etapa da obra.
Além disso, os gestores devem criar rotinas de acompanhamento e fiscalização para ver se está tudo ocorrendo de forma adequada, se os serviços são finalizados corretamente ou precisam de ajustes.
5. Compra de materiais
Os gestores de reformas e obras devem ter um olhar especial para os insumos e materiais necessários para a realização das atividades. Afinal, se forem de má qualidade, podem prejudicar toda a estrutura do espaço. E, se acabarem e não tiverem reposição, vão interromper o fluxo de atividades, deixando trabalhadores ociosos e causando atrasos.
6. Treinamento dos funcionários
Os integrantes da equipe de obras devem ser capacitados para exercerem suas atividades da melhor forma possível, com maior produtividade e menos erros. Além disso, é importante também treiná-los para situações perigosas, como trabalho em altura, garantindo a segurança.
Leia também: O que é o layout de escritório moderno? Entenda tudo!
7. Papel de liderança
O gerenciamento de obras envolve também a função de liderar a equipe. Para coordenar a reforma, é preciso de uma comunicação clara com os funcionários, mostrando a importância e a função de cada um para o resultado final e tirando as dúvidas sobre a realização dos serviços.
Outras ações necessárias para otimizar a gestão da mão de obra são motivar os colaboradores, ser transparente, dar feedbacks para evitar erros e não sobrecarregar a equipe.
8. Uso de ferramentas tecnológicas
Para melhorar o controle dos processos, equipes, insumos e cronograma de obras, as soluções tecnológicas são boas aliadas dos gestores nos projetos de reformas em empresas. Assim, é possível conferir as atualizações em tempo real, observar tudo o que está acontecendo, sem perder nada, e tomar decisões rápidas caso seja constatado algum problema.
Conte com a TDGI
Para ter a melhor empresa no gerenciamento de obras, conte com um parceiro confiável, experiente, com conhecimento técnico e de mercado. A TDGI tem ampla experiência e capacitação na gestão de obras e espaços.
Com nossas equipes multidisciplinares compostas por engenheiros, arquitetos, encarregados e técnicos de construção civil, desenvolvemos layouts e estudamos soluções de ocupação de espaços.
Atuamos em todas as etapas das reformas, com consultoria, projeto, análises técnicas, estudo econômico, execução da obra e supervisão até a entrega.
Entre em contato agora mesmo e converse com nossos especialistas!