Qual a importância do relatório de indicadores de manutenção?

A indústria é uma área que exige muita atenção, principalmente na execução de serviços. Há materiais, equipamentos e pessoas que colaboram na sua empresa e que necessitam de monitoramento constante. Para isso, o relatório de indicadores de manutenção pode ser muito útil.

É importante dizer que existem manutenções dentro da empresa que dispensam mais custos que outras, e o objetivo maior é reduzir danos e desperdícios dentro do ambiente empresarial. Antes, vamos descrever os principais tipos de manutenção.

As manutenções na Indústria

Existem manutenções corretivas, preditivas, preventivas dentro da empresa. A primeira delas é a manutenção corretiva que ocorre quando já houve uma falha e que deve ser corrigida imediatamente. Geralmente essa manutenção não é planejada e gera maiores despesas e faz com que as pessoas corram riscos na obra.

Sem falar do lucro cessante. A manutenção corretiva ocorre quando uma peça ou equipamento quebra e deve ser corrigida durante o período de trabalho, impedindo a empresa de lucrar e tendo assim, consequentemente, queda da produtividade.

A manutenção preventiva consiste em uma fiscalização constante dos equipamentos para aumentar a vida útil deles, e por essa razão vale mais a pena. É bem mais fácil investir no equipamento que já possui do que comprar outro.

Também tem manutenção preditiva é a inspeção que monitora diretamente a vida útil dos equipamentos para estender o tempo de uso.

Logo, é reforçado a necessidade do relatório de indicadores de manutenção para escolher a manutenção que mais rende produtividade e lucro.

O que é um relatório de indicadores de manutenção?

O relatório de indicadores de manutenção traz uma previsão de conserto, material e análise de funcionamento das máquinas, equipamentos e materiais que operam na empresa.

Dependendo da funcionalidade do equipamento, é possível com o relatório de indicadores de manutenção determinar os tipos de equipamentos que mais demanda na manutenção; os produtos, ferramentas e materiais mais usados na empresa; números de serviços executados em um certo período de tempo; custos das atividades de manutenção; desempenho, eficiência e produtividade da equipe de manutenção.

Também no mesmo relatório de indicadores de manutenção é definido o responsável que verificará se o relatório está sendo executado corretamente.

Por meio desse planejamento, obtém-se várias vantagens.

Benefícios do planejamento 

Ao estabelecer os custos da manutenção, juntamente com o material envolvido, a equipe, mão de obra e o tempo estabelecido para cada etapa do relatório de indicadores de manutenção, é capaz de conseguir os melhores resultados nos itens:

Métricas monitoradas 

Com o monitoramento pontual, o relatório de indicadores de manutenção permite que haja ações preventivas que evitam manutenções corretivas.

Redução de custos

Seguindo o relatório de indicadores de manutenção, é possível reduzir os custos com substituições de equipamentos.

Gestão de tempo

Com o relatório de indicadores de manutenção, você é capaz de organizar as ações para que sejam executadas do lugar e no tempo correto, para priorizar as atividades mais importantes.

Conte com a ajuda da TDGI!

Para que a redução de custos em hospitais seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.

Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.

Quer saber mais? Fale com a TDGI!

 

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.