Estratégias de manutenção predial: como reduzir custos na indústria

A indústria tem voltado cada vez mais forte ao mercado, ainda que em percentual tímido como apresentou a CNN. Para que o retorno pós-pandemia seja bem sucedido, é necessário empregar estratégias que auxiliem como reduzir custos na indústria.

Para garantir a confiabilidade e manutenção industrial, é preciso eliminar riscos desnecessários através da manutenção predial preventiva, de forma a reduzir as ações corretivas dentro da sua empresa.

Veja mais adiante como reduzir custos na indústria está relacionado com a manutenção predial.

O que é a manutenção predial?

A manutenção predial consiste no planejamento e periodicidade em que o equipamento e maquinário passa por manutenções, além de toda a estrutura física do prédio, o que inclui a parte elétrica e toda instalação da infraestrutura predial.

Levando-se em conta o intuito de reduzir gastos, é necessário um planejamento ainda mais criterioso que respeite o orçamento inicial, para que dessa forma a execução esteja alinhada com a diretoria.

Fazer um levantamento inicial de material, equipamentos, mão de obra e ter relatórios atualizados que permitam monitorar o andamento dos processos contribui para que os gastos sejam controlados.

Veja mais: Como reduzir custos de uma empresa: 7 práticas que ninguém te contou ainda

Como reduzir custos na indústria com estratégias de manutenção predial?

Simples: ao optar por um modelo de manutenção preventiva, as ocorrências emergenciais serão minimizadas e terá mais produtividade.

Investir em uma manutenção preventiva permite maior vida útil dos equipamentos e menos substituições durante a produção.

Veja mais vantagens da manutenção predial preventiva.

Garante mais segurança da sua equipe 

Ao escolher por estratégias que priorizem a confiabilidade e manutenção industrial, as chances de incidentes e situações inesperadas dentro do prédio são reduzidas drasticamente. Isso permite que seus colaboradores sintam mais confiança na execução das atividades e também dá mais segurança para todos ao redor.

Controle do orçamento

Com a manutenção preventiva, a vistoria é contínua. Dessa forma, há menos riscos dentro do prédio, o que evita adaptações e mudanças abruptas dentro do plano orçamentário. 

Através da manutenção predial, é possível controlar os gastos fazendo com que as previsões do começo da execução sejam seguidas à risca e sem muitas alterações. O planejamento também garante que, havendo imprevistos, que mudanças sejam adaptadas rapidamente sem sair muito do esperado.

Durabilidade do maquinário

Investir na manutenção preventiva possibilita que tanto os equipamentos e instalações do prédio tenham a vida útil maior, o que não aconteceria em situações onde se tem mais manutenções corretivas não planejadas. Nas últimas, as despesas são bem maiores e podem ocasionar até substituições de equipamentos, fora o lucro cessante, aquele lucro que a empresa deixa de ganhar.

Logo, para saber como reduzir os custos na indústria, é preciso ter um bom planejamento aliado a uma manutenção que previne riscos e correções de emergência. Por isso, a manutenção preventiva garante sucesso dentro das operações pois evita incidentes dentro do prédio e permite que os gastos sejam controlados dentro do orçamento.

Conte com a ajuda da TDGI!

Para que a redução de custos em hospitais seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.

Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.

Quer saber mais? Fale com a TDGI!

 

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.