Redução de custos na indústria: consertar ou substituir, qual vale mais a pena?

Na hora da redução de custos na indústria, muitas empresas se perguntam se vale mais a pena substituir um equipamento ou consertá-lo. Essa busca pela melhor opção é fundamental para as empresas conseguirem reduzir seus gastos, porém, quando feito de maneira equivocada pode gerar mais prejuízos do que os gastos normais da manutenção do equipamento.

 

Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre a redução de custos na indústria e se vale mais a pena substituir ou consertar um equipamento danificado. Confira.

 

Saiba mais: Layout de escritório de contabilidade: quais os principais critérios para a otimização de espaço

Redução de custos na indústria: consertar ou substituir?

Muitos fatores são importantes para que você decida se vale mais a pena consertar ou substituir um equipamento que esteja velho ou danificado. Apresentaremos alguns dos principais pontos que devem ser considerados na hora de tomar essa decisão.

Tempo

Um dos principais pontos que devem ser considerados é o tempo de vida do equipamento, isso porque, muitos equipamentos mais antigos podem ter saído de linha e não são mais produzidos, dessa formas as peças de substituição não possuem manutenção fácil.

 

Dessa forma, quando um equipamento está obsoleto, a melhor opção com certeza é a substituição, afinal, manter um equipamento velho e danificado pode gerar diversos prejuízos para a empresa que podem ser muito mais caros no futuro do que a empresa gastaria para realizar a substituição.

Custo

Outro fator decisivo na hora de definir se será realizado o conserto ou a substituição é o custo. A redução de custos na indústria depende desta comparação e da opção que apresente o melhor custo x benefício. 

 

Muitos especialistas analisam esses pontos para definir onde realizar a redução de custos na indústria. Por exemplo, eles concluem que, se a sua indústria já teve muitos gastos com um equipamento ao longo do tempo, talvez seja mais viável comprar um novo produto.

 

Entretanto, se o equipamento vai passar pela primeira manutenção depois de anos em uso e também desempenha uma função muito relevante no ciclo de produção, pode não ser viável gastar muito, visto que, com a metade deste investimento, é possível solucionar o problema através da manutenção.

 

Leia mais: Como reduzir custos através da gestão de espaços

Como a TDGI pode ajudar

Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.

Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.

Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!