Projeto de redução de custos hospitalares: como implantar dentro da instituição de saúde?

Com as circunstâncias da pandemia global de Covid-19, as consequências principalmente sobre o ambiente hospitalar foram alarmantes. Já voltando à normalidade da rotina pós-pandemia, espera-se alternativas para tornar as atividades dentro do hospital mais eficientes e com menos custos, para isso é importante um projeto de redução de custos hospitalares.

O projeto de redução de custos hospitalares está totalmente ligado com as instalações, manutenções e todos equipamentos do hospital, pois se identifica estratégias para otimizar o espaço e tornar o ambiente mais saudável para a equipe médica e seus pacientes.

Deve-se sempre levar em consideração os riscos presentes dentro do hospital, como: gases anestésicos ou medicinais, instalações elétricas e hidráulicas do prédio, todo equipamento e estrutura da instituição de saúde fazem parte do projeto de redução de custos hospitalares. 

Veja a seguir sobre o projeto de redução de custos hospitalares e como adotar um no seu hospital.

O que é o projeto de redução de custos hospitalares?

 

Como foi citado anteriormente, o projeto tem o objetivo de tornar o ambiente hospitalar mais produtivo e seguro. Para isso, o projeto de redução de custos hospitalares se fundamenta em uma atuação estratégica da manutenção do prédio, de forma que ocorra com uma periodicidade que garante maior vida útil dos equipamentos e prevenção de ações corretivas.

Este projeto consiste em três tipos de manutenção:

  • Manutenção preditiva: aquela que monitora de perto a vida útil do equipamento ao acompanhar o desgaste e falha de desempenho do maquinário. 
  • Manutenção preventiva: através de uma programação periódica, verifica-se o andamento das máquinas e equipamentos.
  • Manutenção corretiva: este tipo de manutenção ocorre quando a falha já aconteceu, logo sua necessidade é urgente e despende mais gastos para a empresa.

Veja mais: Projeto de redução de custos hospitalares: confira 7 dicas essenciais

Como implantar um projeto de redução de custos hospitalares dentro da instituição de saúde?

Em princípio, é importante identificar todos elementos que farão parte do planejamento: a manutenção predial, sistema de segurança, sistema de limpeza, ar condicionado, sistema de depósitos, recursos energéticos, etc.

Em seguida, é bom fazer o inventário de todo o fluxo de processos, os pontos críticos das instalações para ficar mais fácil monitorar e fazer as manutenções necessárias.

É importante conhecer as normativas vigentes para aplicar dentro do hospital e não ficar suscetível à multas ou correr riscos desnecessários dentro da sua instituição de saúde.

Depois de averiguar as etapas anteriores, é preciso planejar os próximos passos baseado em um fluxograma de tarefas com muita clareza para que a equipe consiga seguir com confiança.

Logo, as manutenções devem ser programadas e os dados coletados para verificar se os as etapas estão sendo seguidas corretamente e os equipamentos respondendo da melhor forma. Os indicadores de produtividade podem dar as diretrizes de que o planejamento está sendo efetivo.

Caso necessário, é interessante contratar pessoal especializado que possa executar esse plano de redução de custos hospitalares com mais certeza de bons resultados, o que é uma dor de cabeça a menos para gestão do hospital.

Essas e  mais instruções com profundidade são tratados no E-book Passo a passo para criar um plano de manutenção hospitalar eficiente.

Conte com a ajuda da TDGI!

Para que a redução de custos em hospitais seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.

Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.

Quer saber mais? Fale com a TDGI!