Saiba quais são os testes elétricos realizados periodicamente
Para saber quais são os testes elétricos realizados periodicamente, antes é necessário falar sobre a real importância que eles têm no seu dia a dia.
Estes ensaios são responsáveis por determinar qual é o atual comportamento dos materiais isolantes e também dos condutores. Dessa forma, será possível otimizar a sua utilização, a fim de fazer com que o seu funcionamento seja pleno e também seguro.
Ou seja, ao analisarmos adequadamente as instalações elétricas, podemos identificar eventuais problemas. É exatamente neste ponto que realizar estes testes se torna tão relevante.
Veja também: Conheça 5 tipos de ferramentas para testes elétricos
Qual deve ser a periodicidade?
Cada aparelho possui as suas próprias especificações. A princípio, deve-se seguir o que o fabricante indicou para o seu produto. Caso não haja nenhuma indicação pré-determinada, é recomendável realizar os testes, pelo menos, uma vez ao ano.
Por que eles são importantes?
A sua realização deve ser feita para que não haja nenhum tipo de notificação ou multa para o local, além de garantir que todos os aparelhos presentes funcionem em sua máxima potência, mas sem trazer riscos desnecessários às pessoas e às instalações.
Com isso, todos podem ficar mais tranquilos e com a certeza de estarem em um local devidamente testado e seguro.
Principais testes elétricos realizados
Para realizar a manutenção elétrica, existem algumas testagens que normalmente são feitas e já dão algumas respostas sobre o cenário real da construção.
Para saber quais são os testes elétricos realizados periodicamente, é preciso entender que cada um deles tem a sua própria finalidade e devem ser feitos de maneira variada, realizando testes distintos no mesmo equipamento, para descobrir se está tudo bem de fato.
A seguir, vamos te contar alguns dos principais.
Leia também: Entenda como os serviços elétricos prediais atuam em caso de curto-circuito
Teste de análise de qualidade de energia
Para começarmos a responder quais são os testes elétricos realizados periodicamente, vamos falar do teste de qualidade, que é indicado para quando as instalações elétricas industriais já não estão rendendo o que poderiam.
Nele, é possível entender como está sendo realizada a distribuição da energia em si, assim como a qualidade que é entregue.
Tensão aplicada
Analisar a fuga de corrente é muito importante, já que este é um dos problemas mais recorrentes em equipamentos elétricos.
Ele pode acontecer por diversas variáveis, desde uma simples sujeira acumulada, até uma grande absorção de umidade. Aqui, o objetivo é entender se tudo está funcionando adequadamente, dentro dos padrões estabelecidos.
Resistência de isolação
Este ensaio é parte integrante para entender quais são os testes elétricos realizados periodicamente.
Como o próprio nome indica, aqui o foco é verificar se há qualquer tipo de falha nos materiais isolantes presentes, para entender se está tudo funcionando adequadamente e sem maiores riscos para as pessoas e respectivas instalações.
Veja também: 5 dicas do que analisar durante a manutenção elétrica predial
Para realizar seus testes elétricos, conte com a TDGI
Agora que sabemos quais são os testes elétricos realizados periodicamente, também é importante ressaltar que é importante contar com uma equipe especializada em manutenção. Para isso, você pode contar com a TDGI.
Com mais de 20 anos de vivência no mercado, contamos com uma equipe experiente e capacitada, sempre pronta para realizar a manutenção e os testes elétricos necessários.
Invista em um serviço de qualidade, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores.