Entenda como fazer um plano de segurança estrutural contra incêndio na construção civil

A estrutura do seu prédio deve ser pensada para não causar acidentes, principalmente incêndios. Quando a estrutura é construída, a segurança estrutural contra incêndio é um dos pontos principais para se considerar na planta da obra.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com o Arquivo Nacional, antiga casa da moeda e repositório de importantes documentos do Brasil Colonial. Por sorte, não houve feridos, mas pelas obras contra incêndio estarem atrasadas, o prédio pegou fogo. Os documentos também não foram consumidos, e a causa foi um curto-circuito do sistema, já que o sistema anti-incêndio do prédio não foi o suficiente.

Para proteger a saúde da sua construção, conheça o passo a passo para segurança estrutural contra incêndio.

Como fazer um plano de segurança estrutural contra incêndio na construção civil?

A segurança estrutural contra incêndio é algo a ser considerado em todas as áreas: indústria ou construção civil, como é o caso. Para isso, vale então conhecer qual a realidade para fazer um fluxo de atividades alinhado com os gestores da empresa.

Conheça as normas regulamentadoras

Há a Instrução Técnica n° 08, de 2019, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, a Norma ABNT NBR 15.575 e ABNT NBR 14432 para alvenaria, a Norma ABNT NBR 14.323 possui algumas diretrizes e requisitos para construções em aço ou estruturas que combinam projetos de aço e concreto, como é o caso de indústrias e galpões logísticos.

A NBR 13714 – 2000 declara que ‘toda edificação que possuir área construída superior a 750 m² e/ou altura superior a 12 metros precisará, obrigatoriamente, contemplar sistemas hidráulicos preventivos de combate a incêndio.”

Depois da tragédia na boate Kiss, as leis reguladoras devem ser seguidas mais à risca, como determina a Lei nº 13.425. A construtora ou responsável pela obra pode ser responsabilizada pela ausência de segurança contra incêndios, por isso o projeto deve ser avaliado pelo Corpo de Bombeiros.

Veja mais: Principais medidas de segurança estrutural contra incêndio que você precisa conhecer

Verificar as saídas de emergência do projeto

É importante verificar como o projeto determina os espaços para que, em caso de incêndio, as pessoas tenham que sair do local com segurança.

Manutenção periódica do prédio 

É de extrema importância a manutenção preventiva na construção civil para garantir a usabilidade do material assim como sua qualidade para evitar incidentes e tragédias. Dessa forma, as chances de execução de manutenção corretiva são menores, e os custos reduzidos.

Conte com a ajuda da TDGI!

Para que a redução de custos na construção civil seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.

Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.

Quer saber mais? Fale com a TDGI!

 

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.