4 desafios do plano de manutenção de equipamentos e como superá-los
O plano de manutenção de equipamentos consiste em um documento que visa definir as iniciativas de vistorias e orientar a atuação dos colaboradores.
Ou seja, é neste planejamento que os gestores identificam quais são as necessidades de cada maquinário e estabelece quais serão os processos de vistorias adotados por meio de um checklist de manutenção.
Por sua vez, o plano de manutenção de equipamentos promove, quando bem feito e implementado, uma série de benefícios, como:
- Permite maior controle do processo de manutenção;
- Minimiza custos com manutenções corretivas não planejadas;
- Aumenta o desempenho dos colaboradores;
- Torna a operação mais transparente;
- Maximiza o desempenho dos maquinários;
- Reduz gastos com quebras ou paradas da operação;
- Garante sustentabilidade financeira das organizações.
Embora seja um documento fundamental para as empresas, muitos gestores não conseguem alcançar resultados positivos com o plano de manutenção de equipamentos por conta de alguns desafios comuns. Veja a seguir quais são eles e como superá-los.
Leia mais: Checklist de manutenção preventiva: 5 itens que não podem faltar no seu planejamento
4 desafios do plano de manutenção de equipamentos
Dentre as principais dificuldades comuns na elaboração e implementação do plano de manutenção de equipamentos que devem ser superadas estão:
Dificuldades em manter uma comunicação efetiva
A comunicação interna vai ditar se a sua equipe é capaz ou não de seguir todo o planejamento previamente realizado.
Sem uma interação eficaz, dificilmente seus colaboradores conseguirão atender todos os requisitos definidos no plano de manutenção ou reportar qualquer situação atípica.
Por isso, é fundamental eleger mecanismos para manter uma boa comunicação com toda a equipe, desde os gestores até os técnicos de manutenção. Quanto mais horizontal for essa interação, menores são as chances de erros, gargalos ou mal entendidos no time.
Gestão de estoque
Outro desafio muito comum é a gestão de estoque das peças e equipamentos utilizados na operação. Normalmente, nas iniciativas de manutenção, é necessário trocar algum item e, nem sempre, existe tempo hábil para planejar com tanta antecedência essa alteração, como nos casos de quebras repentinas.
Nesse aspecto, os gestores de manutenção precisam realizar inventários do estoque e um bom controle de tudo o que há nessa operação, registrando os produtos e equipamentos que saem e entram.
Processo de gestão manual
Outro desafio muito comum é a gestão manual do plano de manutenção de equipamentos. Na prática, ao fazer esse processo manualmente, os gestores não conseguem acompanhar com exatidão indicadores como a vida útil do equipamento ou identificar previamente sinais de problemas.
Além disso, o monitoramento de rendimento da equipe também fica comprometido, visto que é muito mais difícil detalhar as atividades realizadas no dia ou mensurar a performance dos times técnicos.
O ideal é contar com ferramentas robustas de manutenção, que simplifiquem tanto o acompanhamento da equipe, quanto o monitoramento técnico dos equipamentos.
Fornecedores de baixa qualidade
Por fim, a qualidade dos fornecedores também pode comprometer os resultados alcançados pelas iniciativas de manutenção.
Por essa razão, é fundamental escolher muito bem os seus parceiros, de modo a garantir a qualidade das peças adquiridas e total suporte em casos de necessidades.
Você pode se interessar: Manutenção corretiva não planejada: o que é e como implementar?
Conheça a TDGI!
A TDGI é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no setor de Manutenção Técnica que atende instituições de saúde, indústrias, redes de varejo e edifícios comerciais.
Contando com um time técnico especializado, a TDGI ajuda a elaborar e implementar o plano de manutenção de equipamentos, garantindo qualidade, eficiência e produtividade na sua empresa.
Desse modo, a TDGI assegura que alta disponibilidade dos maquinários e minimiza riscos de paradas que comprometam a sua operação. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse conosco.