planejamento e controle de obras

5 passos para um planejamento e controle de obras infalível

Um dos maiores desafios em construções civis é com certeza o desenvolvimento de um planejamento e controle de obras que funcionem e garantam que os resultados de cada processo sejam conforme o esperado. 

O planejamento e controle de obras são etapas que envolvem a definição de um orçamento para a obra, escolha das melhores técnicas de construção e entendimento sobre qual é a demanda de tarefas, quais serão as ferramentas e tecnologias utilizadas e estimativa de duração da construção. 

Um bom planejamento e controle de obras começa a partir da visualização de um resultado e, então, a sintetização de quais são as etapas necessárias para se alcançar determinado resultado. Além do resultado final da construção em si, um projeto e execução de obras podem ter objetivos para o processo, como controle de custos ou controle de tempo gasto na obra. 

Você pode se interessar por: Obras civis: conheça as melhores práticas na etapa de pré-reforma

5 passos para desenvolver o planejamento e controle de obras

Seja qual for o resultado esperado de uma obra e o objetivo do projeto, existem alguns passos que são fundamentais para o desenvolvimento de um planejamento e controle de obras eficiente, sustentável e produtivo. Confira a seguir as principais etapas para o projeto.

Elaboração do projeto

Todo planejamento e controle de obras começa com um projeto de construção, que deve estabelecer a viabilidade da construção e listar o que será necessário para que o trabalho seja feito. Esse projeto deve descrever quais são as pessoas envolvidas no projeto, quais são os recursos necessários e o orçamento.

Sobre o orçamento, independentemente se o objetivo do planejamento e controle de obras é voltado para o monitoramento de custos ou de tempo, a definição de um orçamento é uma etapa fundamental para alinhar as expectativas e possibilidades de uma construção. 

Um orçamento para uma construção civil deve considerar, principalmente, aquisição de terreno, compra ou aluguel de máquinas e equipamentos, compra de materiais, contratação de profissionais qualificados específicos para cada tarefa, gastos com regulamentação e conformidade com leis e padrões locais. 

Defina uma estratégia

A partir do projeto de construção, a segunda etapa para o planejamento e controle de obras deve ser a definição de uma estratégia para a execução da obra. Uma metodologia interessante para definição de estratégias de construção é o método S.M.A.R.T.

O método S.M.A.R.T. consiste nos seguintes conceitos:

  • Especificidade: definição de metas específicas para o projeto
  • Mensurabilidade: escolha dos parâmetros e métodos de avaliação do sucesso e qualidade dos resultados;
  • Atingibilidade: entendimento de quais são os processos e recursos imprescindíveis para alcançar ou atingir os objetivos e resultados esperados e quais medidas tomar caso os recursos não estejam disponíveis;
  • Expectativas realistas: alinhamento dos objetivos com o orçamento e com as habilidades da gestão e da equipe de profissionais;
  • Controle de tempo: determinação de um cronograma específico e realista para alcançar os objetivos.

Execute o plano 

A primeira fase da execução do planejamento e controle de obras é comunicar à equipe os detalhes do projeto, desde o orçamento e cronograma até os objetivos e tarefas específicas para cada profissional. 

O alinhamento da equipe e a adesão ao plano são fundamentais para o sucesso de uma obra. Por isso, é importante estabelecer uma linha de comunicação eficiente entre todos da equipe, além de um bom cronograma de supervisão de todas as atividades. 

Avaliação do desempenho 

Todo projeto de construção em execução precisa ser avaliado para que o gestor entenda se o desempenho está sendo suficiente para alcançar os objetivos ou não, e possa tomar medidas para melhorar a performance. 

Alguns parâmetros de avaliação interessantes para o planejamento e controle de obras são:

  • Cumprimento do cronograma e do orçamento;
  • Superação de obstáculos inesperados;
  • Qualidade dos resultados.

Avaliação final do projeto 

Após o encerramento das obras e finalização da construção, deve ser feita uma avaliação final dos processos e dos resultados a fim de coletar dados que demonstrem quais estratégias foram bem sucedidas e quais precisam ser reformuladas em obras futuras. 

Nessa etapa do planejamento e controle de obras, um gestor pode também criar uma versão final do projeto de obra, relatando como os processos aconteceram de fato e qual foi o tempo e o orçamento realmente utilizados, por exemplo.

Desenvolva seu planejamento e controle de obras com a TDGI

Criar um bom planejamento e controle de obras do zero pode ser uma tarefa complexa. Encontrar as melhores estratégias para cada tipo de obra e selecionar os profissionais certos para cada tarefa pode demandar muito tempo e conhecimento técnico, que muitas vezes as empresas não possuem internamente. 

A TDGI é especialista em construção civil e disponibiliza o serviço de terceirização do planejamento, gestão e execução de obras, oferecendo os melhores profissionais de engenharia e profissionais para execução das tarefas práticas e técnicas. 

Converse com os nossos especialistas e invista em um planejamento e controle de obras eficiente com a TDGI. 

Baixe nosso Guia “Passo a passo para criar um plano de manutenção hospitalar eficiente ” e saiba as principais boas práticas!