4 erros nas obras de remodelação que você não pode cometer na sua empresa
As obras de remodelação consistem em projetos que visam otimizar um determinado espaço, com o objetivo de tornar o ambiente mais funcional, corrigir falhas ou, até mesmo, renovar infraestruturas específicas.
Sabemos que, com o tempo, uma construção pode se deteriorar, o que inclui não somente o seu acabamento ou disposição dos locais, mas também dos sistemas elétricos, hidráulicos e mecânicos, assim como telhados e sistemas construtivos.
Nesse cenário, é preciso implementar obras de remodelação para revitalizar esses espaços, garantindo melhor desempenho, redução de custos e, principalmente, segurança dos ocupantes do local.
No entanto, alguns erros nesse processo podem não somente afetar os resultados, mas também representar graves perigos e prejuízos às organizações. Descubra quais são eles e como evitá-los.
Você pode se interessar: Riscos de não contar com um projeto e execução de obras
4 erros nas obras de remodelação que você não pode cometer no seu projeto
Dentre os principais erros nas obras de remodelação que devem ser evitados, estão:
1. Falta de planejamento
O planejamento é a sustentação de qualquer projeto de remodelação de ambientes, isso porque identifica quais são as áreas que precisam ser revitalizadas, quais processos serão implementados, orçamentos disponíveis e materiais utilizados.
Sem um plano robusto, os gestores envolvidos na obra não saberão por onde começar e nem os detalhes, o que pode gerar graves falhas na execução do projeto e causar prejuízos.
2. Negligenciar as condições do espaço
Negligenciar as verdadeiras condições do espaço é outro erro que coloca as obras de remodelação a perder.
É preciso mapear minuciosamente todo o ambiente, identificando exatamente quais são os problemas que devem ser resolvidos, possibilidades de otimização, layouts que precisam ser alterados e outras situações semelhantes.
Aqui é fundamental também considerar as características estruturais da construção, isso significa que, durante as reformas, é preciso evitar mexer em qualquer parede ou viga de sustentação, de modo a evitar incidentes.
3. Não delimitar indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho são fundamentais para acompanhar o andamento da obra, orçamentos, fornecedores, contratos, adequações e outras características dos projetos.
Não analisar esses números pode atrapalhar completamente a execução da reforma e causar atrasos, além de criar gargalos financeiros também.
4. Não contar com profissionais especializados
Por fim, outro erro muito comum é não contar com profissionais totalmente capacitados para realizar essas remodelações.
Uma mão de obra não preparada pode prejudicar todo o andamento do projeto, causar erros e, até mesmo, colocar a segurança de outros trabalhadores e frequentadores do espaço em risco.
Por isso, a melhor maneira é terceirizar esses serviços, de modo a garantir que todo o projeto seja executado por uma empresa especializada no ramo e que possui todas as condições necessárias para realizar a remodelação do ambiente do começo ao fim.
Leia também: 5 motivos para terceirizar o planejamento de projetos e execução de obras
Conheça a TDGI!
A TDGI possui mais de 20 anos de experiência no setor e pode ajudar o seu negócio com as obras de remodelação por meio da solução de Gestão de Espaços e Obras (GEO).
Com esse serviço, realizamos estudos de ocupação dos espaços, definimos orçamentos, elaboramos todo o planejamento da obra, gerenciamos a execução dos projetos e implementamos toda a remodelação dos ambientes interiores.
Tudo isso contando com uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados, ferramentas inovadoras de gestão e os melhores materiais e técnicas do mercado. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time.