Monte um fluxograma de manutenção preventiva eficiente em apenas 6 passos
Para manter a segurança de todos os colaboradores, parceiros e clientes é fundamental realizar a gestão e a manutenção preventiva de seus equipamentos e da estrutura da sua empresa.
Para auxiliar nesta tarefa, você pode utilizar um fluxograma de manutenção preventiva. Com ele você consegue identificar a carga de trabalho, distribuir os serviços conforme as prioridades e função de cada colaborador.
Por isso, neste texto, preparamos um guia para você montar um fluxograma de manutenção preventiva em apenas 6 passos.
O que é fluxograma de manutenção preventiva
O fluxograma de manutenção preventiva é uma maneira de mapeamento das necessidades de manutenção preventiva, desde o início da produção até a finalização.
Com esse fluxograma é possível garantir uma atuação rápida, eficiente e eficaz para a realização das manutenções preventiva, sempre considerando a integridade do equipamento e dos colaboradores, além de melhorar a produtividade da equipe.
Leia mais: Confira 5 dicas de como organizar um departamento de manutenção
6 passos para montar um fluxograma de manutenção preventiva
Agora, vamos entender como montar o fluxograma de manutenção preventiva.
1- Solicitação de serviço
A solicitação de serviço é utilizada para equipe de operação solicitar o apoio da equipe de manutenção para avaliação de uma irregularidade ocorrida em um determinado equipamento.
2- Defina o planejador, executor e solicitante
Definir os papéis é fundamental para que todo o fluxo de manutenção preventiva aconteça corretamente. O planejador é responsável por receber a demanda, os executores são responsáveis por executar a manutenção e os solicitantes são profissionais de controle interno.
3- Estabeleça a comunicação
Manter uma comunicação eficiente é fundamental para melhorar a produtividade e a eficiência de todos os processos, garantindo que todas as informações sejam compartilhadas de maneira ágil.
4- Defina o calendário de manutenção
Em muitos casos, a manutenção exige a interrupção de equipamentos e, em alguns casos, até de toda a produção. Por isso, é necessário ter um calendário bem definido para que posa ser planejado quando será realizada a manutenção e quais processos devem ser interrompidos sem prejudicar a empresa.
5- Faça a gestão dos insumos
Controlar todos os insumos necessários para a realização da manutenção é fundamental para que a manutenção seja realizada corretamente, sem desperdícios ou falta de insumos.
6- Controle de nível de satisfação
O processo de pesquisa de satisfação é essencial para
garantir a qualidade nos serviços e a produtividade da equipe de manutenção.
Saiba mais: Qual a importância da manutenção hidráulica industrial e como reduzir custos?
Como a TDGI pode ajudar
Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.
Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.
Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.
Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!