Métodos de previsão de demanda: conheça os principais
Os métodos de previsão de demanda são procedimentos pré-estabelecidos e guiados por uma metodologia que permitem identificar, de forma mais acertada, o volume de procura por produtos em determinado período.
Assim, por meio deles, é possível visualizar, analisar e prever o padrão de consumo dos clientes, como também realizar as estimativas para o estoque. O que garante que a empresa tenha os produtos suficientes para entrega aos consumidores, assim como as matérias-primas para desenvolver novas mercadorias e serviços.
Cada método de previsão de demanda é direcionado para atender às especificidades do negócio, como sazonalidades, durabilidade do produto, desafios logísticos e outros.
Dessa forma, o método deve ser escolhido estrategicamente para promover vantagens competitivas à empresa, resultando em ganhos como otimização de recursos, redução dos custos e eficiência operacional.
A seguir, conheça diferentes métodos de previsão de demanda, seguindo abordagens qualitativas e quantitativas e saiba como selecionar a opção mais acertada ao seu negócio.
Leia aqui: Qual a importância da previsão de demanda para a gestão de compras? Veja 5 benefícios!
10 métodos de previsão de demanda
Para que a previsão de demandas seja correta, é indispensável calcular diferentes variáveis internas e externas ao negócio. O método contribui na seleção de quais delas são mais relevantes para operação de acordo com as características das atividades.
Principais métodos qualitativos
Entre os métodos qualitativos para calcular a previsão de demanda da empresa em determinado período, incluem-se:
- Método Delphi: considera a opinião de especialistas sobre eventos futuros por meio de questionário;
- Pesquisa de vendas: nesse método, a previsão da demanda é calculada a partir da percepção dos vendedores, que são aqueles que têm contato com os clientes;
- Júri de executivos: método que considera a opinião e avaliação dos executivos de diferentes departamentos como vendas, planejamento, financeiro, marketing e outros para estabelecer uma estimativa correta da demanda;
- Pesquisa de clientes: realiza-se uma pesquisa com os clientes da marca, avaliando as oscilações em variáveis que podem influenciar a demanda, como renda, preço e senso de utilidade;
- simulação: nesse método, são levantados diferentes cenários possíveis a partir da análise das variáveis envolvidas no negócio e, a partir da avaliação, verificam-se as previsões de demanda do período.
Portanto, os métodos de previsão de demanda qualitativos baseiam-se principalmente no know-how de especialistas, considerando aspectos mais subjetivos que podem interferir nas vendas.
Leia também: Como reduzir custos de uma empresa: conheça 5 metodologias essenciais para indústrias
Principais métodos quantitativos
Além das práticas citadas acima, existem os métodos quantitativos. Trata-se daqueles que são baseados principalmente em informações e dados internos e externos, sendo mais assertivos, mas limitando o potencial de identificar mudanças do cenário. São eles:
- Médias móveis: baseia-se no cálculo da média da demanda do período anterior, por exemplo, três meses, para estimar o volume do mês subsequente;
- Suavização exponencial: consiste em um método semelhante ao de médias móveis, mas suaviza o peso dos meses mais antigos, dando maior peso no cálculo para os períodos mais recentes;
- ARIMA e ARIMAX: O ARIMA é um modelo de previsão de demanda considerando a autocorrelação e as médias móveis, com a variação ARIMAX que considera mais variáveis no cálculo;
- Regressão simples: consiste em um método pelo qual a avaliação é feita a partir da relação entre variáveis, por exemplo, se a renda aumenta, a tendência é que o consumo também;
- Regressão múltipla: nesse caso, a resposta a uma variável é calculada a partir da relação com diferentes variáveis, aumentando a potencial complexidade do cenário analisado.
Portanto, os métodos de previsão de demanda qualitativos permitem identificar valores mais exatos no cálculo do volume esperado de vendas do período.
Veja mais: Como reduzir custos na indústria: entenda como diminuir a depreciação de ativos
Em caso de potencial de mudanças significativas no mercado, uma opção é unir os métodos qualitativos e quantitativos para uma visão mais completa do cenário.
Como definir o método de previsão da empresa?
Para definir o método de previsão de demanda da empresa, é fundamental que as características do negócio sejam consideradas para garantir uma operação mais estratégica.
Além disso, contar com parceiros confiáveis e experientes é essencial para modelos mais acertados e previsibilidade das operações.
A TDGI atua na área de manutenção, obras e eficiência energética. O que permite um mapeamento das demandas operacionais do negócio, com indicadores relevantes, contribuindo para a análise e o cumprimento da previsão de demanda.
Com nossos serviços principalmente preventivos e preditivos, é possível verificar a necessidade futura de compra de peças, equipamentos de reposição, ferramentas e outros detalhes para executar as atividades e garantir o funcionamento ideal de todas as instalações.
Quer saber mais detalhes sobre como os nossos serviços contribuem para a previsão de demanda e ajudam o setor de compras das empresas? Conheça aqui!