5 motivos para ter um plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais
Um plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais é uma necessidade básica para empresas que prezam pela responsabilidade social e pelo bem estar de seus funcionários. Há claramente imprevistos que não serão possíveis de serem evitados e que exigem uma manutenção corretiva, no entanto 90% se trata de uma ação preventiva.
Quanto o equipamento está envelhecendo, sua vida útil diminui por fatores externos ou internos, assim o risco do local multiplica e por isso a vida dos funcionários corre risco. Não só isso, problemas que poderiam ter sido evitados acarretam em problemas maiores que encarecem ainda mais valores a serem pagos pelas empresas que não investem em um plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais.
Logo, conheça os principais motivos para investir em um plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais a partir de agora.
1 – Aumenta a segurança da empresa
O risco de estar em um local de trabalho em que a empresa tem mais de 10% em manutenção corretiva, ou seja, de ativos danificados e impossibilitados de uso, é bem maior e nada salubre. O plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais garante que despesas desnecessárias com ações corretivas sejam minimizadas.
Sem falar que diminui o lucro cessante com os equipamentos e a manutenção em dia.
2 – Atuação mais eficaz
Com seu plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais já em ação, haverá rapidamente uma economia de tempo e os demais recursos da empresa estarão ativos. Sem fissuras na construção e demais sinais negativos que impossibilitem o trabalho dos funcionários, o rendimento só aumenta e os lucros crescem.
3 – Durabilidade das peças e equipamentos
A vida útil dos materiais tende a ser maior com a manutenção preventiva de equipamentos industriais. A revisão permite que ao identificar alguma falha nos equipamentos e em seus processos seja logo realizado o reparo necessário e assim a escala de trabalho não seja interrompida.
4 – Redução de custos
A reposição de um material danificado é uma despesa de manutenção corretiva que na maioria das vezes poderia ter sido evitada com um plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais. É mais vantajoso manter o equipamento antigo do que gastar na compra de um novo, logo é necessário manter e aumentar a vida útil das suas peças e dos seus equipamentos.
5 – Mais confiança nos equipamentos
Mantendo o plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais em dia, as funcionalidades dos equipamentos estarão disponíveis para uso pontual e com uma resposta mais ágil. Isso agrega mais valor às peças e mais confiabilidade aos funcionários que atuam com os equipamentos, rendendo mais produtividade para sua empresa.
Em suma, a manutenção preventiva pode ser vista em primeiro lugar como um investimento a longo prazo que renderá em uma maior produtividade e prevenção de problemas maiores que poderiam ser facilmente evitados.
Conte com a ajuda da TDGI!
Para que a redução de custos em hospitais seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.
Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.
Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.
Quer saber mais? Fale com a TDGI!