5 dicas do que analisar durante a manutenção elétrica predial
Quando lidamos com a energia elétrica, todo o cuidado tomado é pouco, e contar com um serviço de manutenção elétrica predial recorrente, ajuda a prevenir acidentes e assegura que não haverá problemas neste importante serviço no futuro próximo.
A periodicidade destas vistorias pode variar de acordo com o uso e idade das instalações, mas vale ressaltar que, nas indústrias, a manutenção predial é feita de uma forma mais contínua, a fim de evitar qualquer tipo de falha que interrompa a produção e/ou coloque os funcionários em risco.
Leia também: O que você precisa saber sobre serviços de manutenção predial
Quais são os tipos de manutenção elétrica predial que existem?
Existem dois principais tipos de manutenção elétrica predial, cada um com um foco condutor. São eles:
– Preventivo: é realizado com o objetivo de analisar e identificar vestígios de eventuais falhas, utilizando alguns aparelhos para detectá-los, tais como termógrafos infravermelhos, por exemplo.
Neste tipo de ação, ainda não houve qualquer tipo de problema, e é nele que ocorre a avaliação das instalações elétricas prediais, assim como a localização de fugas de corrente e também a substituição de componentes.
– Corretivo: este é mais urgente, sendo acionado quando acontece, de fato, uma falha. Ela pode ter sido detectada tanto nos seus itens, quanto nas suas fundações. Em ambas as ocasiões, ela precisa ser consertada, para que acidentes maiores sejam evitados.
Ele costuma ser necessário quando um dispositivo, de maneira pontual, apresenta um problema, que por sua vez precisa ser corrigido o mais rápido possível.
Veja também: Manutenção corretiva e preventiva: qual a mais indicada para minha empresa?
5 dicas do que analisar durante a manutenção
Existem diversos elementos importantes a serem analisados durante uma manutenção elétrica, por isso vamos te dar cinco dicas do que olhar com mais atenção.
– Padrão de entrada: especialmente para edifícios mais antigos, é comum notarmos a presença de quadros elétricos com fundos de madeira, medidores velhos e sem uma boa fechadura. Modernizá-los é vital para a segurança de todos.
– Fios sólidos: Ainda falando em construções com mais idade, no fim dos anos de 1990, era comum o uso de fios sólidos, que acabam dificultando o trabalho quando o assunto é manutenção e modernização. Troca-los pode ser uma ideia interessante.
– Carga instalada: conforme os anos passam, é comum os apartamentos e casas aumentarem a demanda por energia, por isso é preciso sempre modernizar as instalações, a fim de evitar dores de cabeça desnecessárias.
– Ciclo de vida dos equipamentos: assim como as entradas e as cargas, os aparelhos usados também possuem um determinado tempo de vida útil, se danificando com o uso, precisando de manutenção e até de serem trocados, tenha atenção a eles.
– Situação dos cabos: ter um olhar especial para os cabos, plugues, interruptores e demais partes da sua rede, durante a manutenção elétrica predial, é importante para entender onde podem ocorrer falhas graves, como os curtos-circuitos, por exemplo.
Leia também: Manutenção de prédios: 5 serviços que não podem faltar
Para a sua manutenção elétrica predial, conte com a TDGI
Para prevenir ou corrigir acidentes, faça a sua manutenção elétrica predial com a TDGI, uma multinacional de engenharia, que conta com diversos profissionais e peritos no assunto.
Fazemos a gestão e operação das instalações, execução da manutenção e ainda temos assistência técnica em tempo integral.
Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.