Layout de sala de escritório: 5 erros para nunca cometer
Apesar de muitas vezes ser ignorado no planejamento da empresa, o layout de sala de escritório desempenha um papel central nas atividades cotidianas dos colaboradores.
Isso porque o layout de sala de escritório pode comprometer aspectos como a produtividade dos times e também a eficiência na empresa para tarefas cotidianas, quando a disposição espacial é desfavorável às necessidades das equipes.
São diversos os erros no layout de sala de escritório que vão impactar a saúde e a motivação dos profissionais, além de afetar também a interação e a colaboração entre os profissionais. Saiba mais, a seguir, quais falhas monitorar e evitar no design do local de trabalho.
Leia mais: Layout de escritório moderno: o modelo híbrido como maior tendência
5 erros no layout de sala de escritório
Os erros mais comuns no layout de sala de escritório podem ser identificados quando um espaço não atende às necessidades dos seus ocupantes, como ao gerar dificuldades na mobilidade, comunicação e permanência.
1. Circulação restrita
Um dos aspectos críticos é quando a mobilidade e circulação são restritas e incômodas, por exemplo, em caso de corredores estreitos e escuros.
O mesmo ocorre quando o escritório divide-se em salinhas, sem que haja uma integração fluida e agradável entre os espaços.
Outro exemplo é, quando um colaborador precisa se movimentar, ele acaba interferindo e atrapalhando o trabalho dos colegas.
Uma recomendação para evitar essa circulação apertada é manter a largura de 120 centímetros em corredores e entre as mobílias, por exemplo.
Saiba também: 5 falhas para nunca cometer no seu planejamento de obras
2. Má distribuição dos móveis
Um layout incômodo dos móveis também vai resultar nos desconfortos relacionados à mobilidade e permanência do espaço.
Uma situação típica é colocar uma mesa em local de passagem para acomodar um novo colaborador, ou inserir um arquivo entre as mesas dos funcionários por não ter uma área específica para ele.
Veja ainda: O que é o layout de escritório moderno? Entenda tudo!
3. Móveis sem ergonomia
A falta de ergonomia no mobiliário é outro dos erros no layout de sala de escritório, comprometendo diretamente a produtividade, saúde e qualidade de vida dos profissionais.
Avalie sempre a necessidade do profissional em relação à ergonomia. Por exemplo, um colaborador que faz edições em softwares vai precisar de um monitor maior, enquanto outro que trabalha mais no telefone vai ter outras demandas ergonômicas.
Além dos móveis, a ergonomia também considera a temperatura, nível de ruído do ambiente, luz natural, ventilação e outras variáveis.
Evite ainda as cadeiras inadequadas às funções exercidas pelo profissional e sempre preserve a integridade dos móveis, pois quebras podem gerar riscos aos colaboradores.
4. Falta de planejamento elétrico
A falta de planejamento elétrico é um erro comum no layout de sala de escritório, levando ao mau posicionamento de colaboradores e à presença de cabos bagunçados. Além do que, apresenta um risco maior às panes elétricas.
Dessa forma, considerar as demandas elétricas de antemão é essencial para uma organização do escritório mais satisfatória, redução dos riscos de incêndio e ambiente mais agradável.
5. Não considerar as particularidades de cada time
Algumas equipes dependem do silêncio para serem mais produtivas, enquanto outras precisam de uma comunicação ativa para articular os projetos.
Assim, as particularidades das equipes devem ser consideradas na hora de planejar o layout de sala de escritório. O que evita ambientes que dificultem a realização diária das atividades.
Portanto, para evitar os principais erros no layout de sala de escritório é fundamental que o espaço seja planejado adequadamente, seja na obra ou reforma.
Saiba também: Como fazer a gestão de projetos na reforma de escritório
Conheça a TDGI
Considerando as necessidades corporativas, a TDGI dispõe do serviço de Gestão de Espaços e Obras, no qual o layout do escritório é planejado considerando exatamente as necessidades dos clientes e a otimização dos espaços de trabalho.
Atuamos com uma equipe multidisciplinar formada por arquitetos, engenheiros, técnicos em construção civil e outros. Então, trabalhamos desde o planejamento, gerenciamento e execução do projeto, até a entrega do ambiente pronto.
Saiba mais sobre a nossa solução de Gestão de Espaços e Obras aqui.