Indicadores de manutenção em hospitais
Existem 3 tipos de manutenção, a preventiva, corretiva e preditiva, cada uma delas possuí uma importância para manter os equipamentos e o ambiente hospitalar com boa qualidade para atender as necessidades dos funcionários e dos pacientes.
Para que você consiga identificar quando é o momento certo para fazer uma manutenção é necessário realizar o acompanhamento de alguns indicadores de manutenção hospitalares, Dessa forma, ficará mais claro a situação de cada equipamento, permitindo que a gestão de manutenção seja feita de maneira efetiva.
Por isso, neste artigo, vamos apresentar os principais indicadores de manutenção hospitalares para que possam ser utilizados na sua clínica, consultório ou hospital. Confira.
Saiba mais: Layout de escritório de contabilidade: quais os principais critérios para a otimização de espaço
Principais tipos de indicadores de manutenção hospitalares
É possível utilizar diversos indicadores de manutenção hospitalares ao mesmo tempo, como forma de complementar e deixar sua análise e monitoramento mais assertivos, porém, vamos apresentar os três principais e mais importantes que a sua equipe de manutenção precisa ficar de olho.
Tempo
O primeiro indicador de manutenção que iremos falar é o tempo. Nele, é considerado apenas o tempo necessário para que o equipamento volte a funcionar de maneira correta após a detecção de uma falha ou problema.
Esse indicador é extremamente importante, pois permite que os gestores saibam quanto tempo o equipamento precisará ficar parado e se é necessário para outros processos por conta dele.
Qualidade
O segundo indicador de manutenção é a qualidade e esse indicador tempo por objetivo mensurar a qualidade do serviço prestado considerando o tempo de manutenção, custo de peças extras, quanto tempo até precisar de um novo reparo e até quantas vezes foi necessário reparar o equipamento.
Custo
Por fim, temos o indicador custo. Este indicador de manutenção hospitalar considera todos os custos e problemas que podem surgir com o uso do equipamento, como a depreciação do equipamento com o passar do tempo, valor gasto com manutenção durante a vida útil, frequência de problemas técnicos e o valor total da operação comparado com a performance do equipamento.
Leia mais: Como reduzir custos através da gestão de espaços
Como a TDGI pode ajudar
Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.
Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.
Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.
Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!