Como fazer a gestão de resíduos industriais corretamente?
Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente e os impactos que causamos nele tem se tornado um assunto de muita relevância para o mercado. Muitos clientes afirmam que preferem apoiar empresas e indústrias que possuem iniciativas sustentáveis, além de que essas iniciativas trazem diversos benefícios financeiros para a própria indústria.
Uma dessas iniciativas é a gestão de resíduos. Realizar o gerenciamento dos resíduos produzidos durante os processos industriais é extremamente importante para manter a empresa de acordo com as exigências legais e ainda, diminuir o impacto que a indústria tem sobre o meio ambiente.
Sendo assim, nesse artigo, vamos falar sobre como realizar a gestão de resíduos industriais corretamente.
O que é gestão de resíduos?
Primeiro, vamos entender o que é a gestão de resíduos. Como é possível imaginar, é um conjunto de ações que tem por objetivo tornar a indústria ou a empresa mais transparente e mais sustentável, quando o assunto é os resíduos industriais gerados.
A gestão de resíduos é responsável por cuidar do transporte, armazenamento, tratamento e destinação dos resíduos de maneira que causem o menor impacto possível ao meio ambiente.
Para isso, deve-se fazer todo o mapeamento dos processos industriais e fazer análises estratégicas para encontrar as melhores maneiras de lidar com os resíduos.
Saiba mais: Layout de escritório de contabilidade: quais os principais critérios para a otimização de espaço
Como fazer a gestão de resíduos corretamente
1- Planejamento
A primeira coisa para uma boa gestão de resíduos é fazer o planejamento e o mapeamento de todos os processos. Isso é importante, pois a Lei 12.305/2010, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e exige que as indústrias elaborem o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).
2- Colete corretamente os resíduos
Na hora de realizar a coleta dos resíduos é importante lembrar das classificações de resíduos: classe 1: perigosos (contaminantes e tóxicos); classe 2: não inertes (potencialmente contaminantes); classe 3: inertes (não são contaminantes).
Cada classe define a destinação final dos resíduos.
3- Faça o armazenamento correto dos resíduos
O próximo passo é definir o armazenamento correto dos resíduos gerados na sua indústria. É importante lembrar que cada tipo de resíduo exige uma forma diferente de fazer o armazenamento e o descarte desse material.
Leia mais: Como reduzir custos através da gestão de espaços
Como a TDGI pode ajudar
Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.
Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.
Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.
Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!