gestão de manutenção preventiva

Gestão de manutenção preventiva: entenda como as peças stand-by podem ajudar as indústrias

Com o dinamismo do mercado atual, as organizações precisam estar alinhadas para fazer uma boa gestão de manutenção preventiva, evitando a perda de desempenho de equipamentos e maquinários a fim de minimizar problemas no desenvolvimento dos produtos ou serviços. 

Para isso, é fundamental disponibilizar peças de stand-by no estoque para que, em caso de falhas, os maquinários e sistemas tenham rápida manutenção e continuem em operação.

As peças em stand-by consistem em componentes mecânicos que têm uma função crítica no conjunto da uma máquina. Ou seja, são elementos que precisam estar presentes, em “espera”. Por isso, durante a gestão de manutenção preventiva, é recomendável elaborar um planejamento que já inclua esses itens no estoque.

Mas como as peças em stand-by podem ajudar as indústrias nos processos de gestão de manutenção preventiva? Acompanhe a leitura do artigo de hoje e saiba mais sobre esses componentes e a sua importância na performance do setor industrial.

Leia também: 7 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NA GESTÃO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Quais as vantagens de ter peças em stand-by?

Ter peças em stand-by tornou-se uma prática fundamental para as organizações, principalmente do setor industrial. Isso porque esses componentes ajudam a evitar a perda da produtividade, já que eles permitem a substituição de partes do maquinário de forma imediata. Além disso, há outras vantagens. Entre elas:

  • As peças trocadas não são descartáveis, precisando apenas de uma reforma para serem reutilizadas quando necessário;
  • É possível realizar reparos em menor tempo, sem a necessidade de compra de peças novas, que podem demorar para chegar;
  • Com esses componentes, é possível diminuir o tempo de inatividade dos maquinários, permitindo a produtividade e a lucratividade do setor.

Por esse motivo, é cada vez mais comum que as peças em stand-by façam parte do planejamento de gestão de manutenção preventiva das indústrias.

Você pode se interessar: COMO APLICAR A GESTÃO DA MANUTENÇÃO NA INDÚSTRIA? TIRE SUAS DÚVIDAS

Como ter sucesso no plano de gestão de manutenção preventiva?

Montar o seu estoque com peças em stand-by é algo que demanda um planejamento dentro da sua gestão de manutenção preventiva. A seguir, separamos um passo a passo para você se planejar e ter à disposição os componentes necessários na hora da substituição:

  • Defina quais são as peças stand-by necessárias para o setor;
  • Escolha o local de armazenamento adequado dos componentes;
  • Faça a catalogação de todas as peças para não ocorrer perda de estoque;
  • Realize o descarte apropriado dos itens, quando não estiverem em melhores condições para uso.

É importante ressaltar que o controle dessas peças deve ser mais criterioso. Por essa razão, recomendamos o registro de toda a atividade de troca, reparos, descartes e quaisquer operações envolvendo os componentes de stand-by. Isso também faz parte do processo de gestão de manutenção preventiva. Além disso, toda a equipe deve estar a par dessas informações.

Veja aqui: 6 PRINCIPAIS INDICADORES DE MANUTENÇÃO PARA INDÚSTRIAS E EMPRESAS

Conte com a TDGI para gestão de manutenção preventiva!

Para aplicar as melhores ferramentas na sua gestão de manutenção preventiva, é preciso contar com uma empresa confiável e especializada, que possa realizar as atividades de planejamento de maneira adequada, mantendo o estoque de peças stand-by sempre atualizado.

É aqui que entra o trabalho da TDGI, uma multinacional em engenharia, que realiza serviços de gestão e operação de instalações, com atividades direcionadas de manutenção.

A TDGI trabalha ao lado de profissionais altamente competentes, oferecendo suporte técnico e assistência 24 horas para todos os clientes. Dessa maneira, garantimos a melhor produtividade da sua empresa, com mínimo risco. 

Nosso objetivo é valorizar os ativos do seu negócio e permitir que você fique focado no seu core business.

Conheça mais sobre nossas soluções em gestão de manutenção preventiva! Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas.

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.