4 Erros mais comuns de gestão de compras

Realizar uma boa gestão de compras pode ser uma tarefa complicada para muitas empresas, porém esse processo é extremamente importante para garantir a saúde financeira da organização e evitar grandes problemas financeiros.

Com uma gestão de compras eficiente, é possível identificar quais os produtos e insumos mais importantes, quando será necessário realizar a reposição desses itens, além de tentar encontrar fornecedores melhores e que sejam mais em conta.

Porém, na tentativa de diminuir gastos ou fazer uma gestão de compras, muitas empresas podem cometer erros comuns, mas que poderiam ser, facilmente, evitados.

Neste artigo, falaremos sobre os erros mais comuns de gestão de compras que sua equipe precisa evitar.

Saiba mais: Layout de escritório de contabilidade: quais os principais critérios para a otimização de espaço

1- Processos burocráticos

Os processos burocráticos podem ser um problema para qualquer empresa ou setor. Quando não existe uma ordem nos processos, as equipes não possuem critérios ou orientações na hora de realizar a gestão de compras.

Por outro lado, se existem muitos critérios e processos burocráticos que devem ser seguidos, todo o processo de compras e gestão fica muito engessado e pode trazer problemas para a organização.

O ideal é encontrar um equilíbrio entre esses dois cenários para garantir o máximo de eficiência.

2- Quantidades erradas

Outro erro muito comum de acontecer durante uma gestão de compras é errar na quantidade dos produtos ou insumos adquiridos. 

Ao comprar mais produtos do que o necessário, você está tendo gastos maiores do que os realmente necessários, além de ocupar um espaço de estoque que poderia estar sendo utilizado para outra coisa. Por último, em alguns casos, existe a questão da validade do produto, que pode ser ultrapassada sem que ele seja utilizado.

Por outro lado, se a quantidade é menor do que a necessária para a realização da atividade naquele período, pode ser necessária a paralisação de todo o processo por falta de insumos e a necessidade de comprar mais.

3- Não acompanhar indicadores de desempenho

Outro erro extremamente comum é não realizar o acompanhamento de KPIs, ou indicadores chave de desempenho. Eles são essenciais para realizar o monitoramento e o desempenho da gestão de compras.

4- Não usar a tecnologia a seu favor

A tecnologia veio para facilitar muito a nossa vida, inclusive na hora de realizar uma boa gestão de compras. É possível utilizar ferramentas que realizam a busca por fornecedores de maneira automática, ou ainda, fazer a automatização de processos repetitivos, como preenchimento de formulários e planilhas.

Tudo isso garante mais produtividade para sua empresa e eficiência na gestão de compras.

Leia mais: Como reduzir custos através da gestão de espaços

Como a TDGI pode ajudar

Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.

Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.

Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!