custo de manutenção

Erros que podem aumentar o custo de manutenção

Fazer a manutenção dos equipamentos e maquinário da sua indústria é fundamental para que ela possa produzir corretamente sem que haja interrupções causadas por defeitos, desgastes ou qualquer outro problema.

Infelizmente, muitos gestores negligenciam as manutenções, procurando sempre as opções mais baratas sem considerar que esse tipo de escolha pode apresentar diversos problemas maiores no futuro, incluindo aumentar os custos de manutenção.

Por isso, para que você não cometa esses mesmos equívocos também, separamos alguns erros que podem aumentar o custo de manutenção. Leia o artigo até o final e confira tudo sobre o tema.

Como os custos de manutenção impactam no lucro da sua indústria

A primeira coisa que vamos fazer é como os custos de manutenção impactam no lucro da sua indústria, afinal, muitas pessoas não conseguem enxergar como que esse investimento pode trazer retornos financeiros no futuro.

De acordo com informações da Abraman (Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos), compartilhadas em artigo da Revista Indústria 4.0, os custos de manutenção equivalem a aproximadamente 5% do faturamento bruto da indústria brasileira.

Ou seja, aquelas indústrias que conseguem identificar a necessidade de manutenção e realizá-la de maneira preventiva é capaz de antecipar falhas, evitar uma possível paralisação do processo produtivo e, consequentemente, otimizar gastos.

 

Saiba mais: Layout de escritório de contabilidade: quais os principais critérios para a otimização de espaço

Erros que podem aumentar o custo de manutenção da sua indústria

Agora, falaremos sobre os principais erros que podem aumentar o custo de manutenção da sua indústria.

1- Não ter o histórico de manutenção

Para que a manutenção seja feita de maneira eficiente, é necessário que você tenha os históricos de manutenções anteriores, isso porque, assim, é possível realizar comparações entre os resultados que servirão de base para as novas manutenções.

2- Não modernizar processos e equipamentos

Segundo um estudo da PWC (Price Water House Coopers), compartilhados também pela Revista Indústria 4.0, as novas tecnologias permitem a redução do custo de manutenção, eliminando em até 70% as falhas da fabricação.

Além disso, as decisões envolvidas nestes processos, baseadas em dados, podem aumentar a produtividade em até 30%, refletindo diretamente na lucratividade dos negócios.

3- Não calcular a vida útil dos componentes

Por fim, um erro que pode aumentar muito os custos de manutenção é não calcular a vida útil de cada componente. Ao realizar esse calculo é possível ter uma estimativa de quando será necessário realizar a manutenção ou a substituição do componente, evitando que aconteça grandes problemas e prejuízos financeiros, como a paralisação completa de todo um setor por conta deste componente.

Leia mais: Como reduzir custos através da gestão de espaços

Como a TDGI pode ajudar

Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.

Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.

Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!