O que é engenharia hospitalar e quais seus benefícios?

O ambiente hospitalar exige muita atenção pela periculosidade dos instrumentos que são mais delicados, vários gases utilizados nos equipamentos e monitoramentos dos pacientes e pelo espaço exposto à vários agentes microscópicos que são nocivos à vida humana. Logo, a engenharia hospitalar executa o planejamento das instalações da saúde.

Nas situações mais trágicas que necessitam de mais ações corretivas, o planejamento é a maneira mais efetiva para prevenção de acidentes juntamente à manutenção hospitalar. De fato, a engenharia hospitalar é tão abrangente que inclui o monitoramento completo da manutenção predial e de toda a estrutura hospitalar.

A seguir conheça mais a respeito da engenharia hospitalar.

O que é engenharia hospitalar?

A engenharia hospitalar consiste no gerenciamento de toda a instalação hospitalar a fim de manter a qualidade dos equipamentos e funcionamento dos processos.

Esse planejamento está totalmente interligado com os pontos: manutenção predial; sistemas elétricos e de comunicação; sistemas de ar comprimido para operações de equipamentos hospitalares; sistemas hidráulicos e a vapor; gases medicinais; sistemas de climatização e outros.

A fim de construir um projeto de redução de custos hospitalares, a aplicação da engenharia hospitalar procura tornar o andamento das etapas ainda mais eficientes através da manutenção preditiva, preventiva e corretiva.

Veja mais: E-book Passo a passo para criar um plano de manutenção hospitalar eficiente

A engenharia hospitalar ao integrar todos os processos e fiscalizar as operações nas instituições de saúde proporciona alguns benefícios.

Quais os benefícios da engenharia hospitalar?

A engenharia hospitalar avalia se os parâmetros das instalações estão dentro dos padrões normativos e dentro dos níveis de segurança. Por estes motivos, conheça a seguir os benefícios do planejamento estrutural.

Respeito às normas padrões

Como as normas são bem específicas pela necessidade do setor, é necessário obedecer à risca para evitar multas e evitar incidentes.

Exemplos de normas a serem seguidas: 

NBR 7256 – diz respeito às instalações de ar nas instituições de saúde;

NBR 13534 – referente às instalações elétricas;

NBR 12188 – padrões para gases medicinais como oxigênio, hélio e outros;

NBR 12809 – diz respeito ao resíduo hospitalar.

Maior segurança do ambiente hospitalar

A garantia do monitoramento das manutenções da engenharia hospitalar dá mais confiança à equipe do hospital para exercer suas funções e mais segurança aos pacientes que passam por ali e usam os equipamentos.

Além disso, com as instalações elétricas e de ar estáveis, há menor riscos de ações corretivas e assim menos despesas em gastos com manutenção corretiva.

Maior produtividade

Com os equipamentos e instalações monitorados pela engenharia hospitalar, há mais eficiência na utilização deles por parte de toda equipe do hospital e, consequentemente, mais produtividade.

Ao avaliar os benefícios da engenharia hospitalar, é interessante portanto contratar um serviço especializado na manutenção hospitalar para que não hajam falhas. Existem empresas terceirizadas que prestam esse serviço com qualidade, e entre elas se destaca a TDGI.

Conte com a ajuda da TDGI!

Para que a redução de custos em hospitais seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.

Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.

Quer saber mais? Fale com a TDGI!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.