Principais tipos de Due Diligence e como aplicar

Due Diligence vem do inglês e pode ser traduzido como diligência prévia. Esse termo representa diversos estudos e análises de diferentes fatores de uma empresa com o objetivo de analisar e diminuir os riscos. 

Ou seja, a Due Diligence funciona como uma espécie de auditoria, porém com algumas implicações mais profundas, analisando aspectos financeiros, jurídicos, trabalhistas, contábeis, fiscais, ambientais e até tecnológicos da empresa.

Como falamos, a Due Diligence tem como objetivo analisar diferentes aspectos do negócio para compreender se o que a empresa prega e o que ela executa estão em conformidade. Dessa forma, podemos dizer que o principal objetivo da Due Diligence é uma análise completa do posicionamento de mercado da empresa.

Para a empresa, realizar um processo de Due Diligence oferece uma visão mais ampla dos processos e de como ela opera em diferentes frentes, possibilitando a identificação de pontos fortes e de possíveis fraquezas em áreas de gestão da empresa.

Neste artigo, iremos falar sobre os principais tipos de Due Diligence que podem ser realizados em uma empresa.

Saiba mais: Layout de escritório de contabilidade: quais os principais critérios para a otimização de espaço

Due Diligence Contábil e Fiscal

Na Due Diligence contábil e fiscal, analisam-se os documentos da empresa para garantir que suas finanças estão em conformidade com a legislação vigente.

Portanto, são feitas análises de livros fiscais, folhas de pagamento, coleta e pagamento de impostos e demais contribuições, possíveis processos na área, entre outros aspectos que confirmam a saúde fiscal da empresa.

Due Diligence Financeira

A Due Diligence  financeira tem como objetivo entender o fluxo de capital dentro da empresa, a fim de analisar a saúde financeira do negócio e sua projeção para o futuro.

Dentro dessa área, é analisado todos os documentos que integrem as finanças da empresa, como o fluxo de caixa, ganhos, passivos e ativos, bens, fundos, dívidas, administração do negócio, planos de negócios, entre outros.

Due Diligence Trabalhista

A Due Diligence trabalhista pretende compreender o quadro de funcionários da empresa, principalmente para compreender como esse quadro contribui para a saúde financeira da empresa, e quais potenciais riscos apresentam.

Nesse aspecto, se verifica a questão contratual e legislativa dos trabalhadores, qual é a distribuição nas funções e possíveis riscos na área para o futuro.

Due Diligence Jurídica

A Due Diligence jurídica é responsável por analisar se o contrato social da empresa, seus contratos com demais fornecedores e colaboradores, propriedades, empréstimos e demais financiamentos legais, área contenciosa e demais aspectos jurídicos estão de acordo com as exigências.

É nessa categoria que se analisam aspectos de compliance dentro da cultura da empresa. Ou seja, verifica-se se a empresa criou uma cultura de procedimentos internos e externos que concordem com a vigência legal da atividade desempenhada.

Leia mais: Como reduzir custos através da gestão de espaços

Como a TDGI pode ajudar

Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.

Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.

Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!