5 medidas de segurança contra incêndios
Independente do ramo do seu negócio, é imprescindível garantir a segurança dos seus funcionários, clientes ou pacientes. Quando falamos em ambientes como hospitais e clínicas de saúde, precisamos reforçar a segurança ainda mais, devido ao alto número de pessoas envolvidas e as diferentes dificuldades que podemos encontrar devido às situações de pacientes.
Um problema que vem tornando-se cada vez mais frequente em hospitais é o incêndio. Segundo levantamento feito pelo Instituto Sprinkler Brasil, até maio de 2022, o número de incêndios em hospitais aumentou 31%.
Esses números contabilizam apenas os chamados incêndios estruturais, ou seja, os incêndios ocorridos em edifícios e excluindo os residenciais. Para aumentar a segurança contra incêndios separamos 5 dicas de ouro que vão ajudar muito a garantir mais conforto e segurança para funcionários e visitantes.
Leia mais: Manutenção hospitalar: como reduzir os custos com o gerenciamento de manutenção de equipamentos?
Tipos de medidas de segurança contra incêndio
Dividimos as medidas de segurança contra incêndios em duas categorias: as medidas passivas e as medidas ativas.
Passiva
As medidas passivas envolvem a separação do ambiente considerando impedir que as chamas aconteçam em um possível incêndio. Ou seja, deve ser determinado um local por onde será feita a evacuação de quem estiver dentro da edificação, além de uma área que permita a entrada e circulação dos bombeiros até o local onde as chamas estão.
Ativa
Já as medidas de segurança contra incêndios ativas são todos os equipamentos e dispositivos utilizados para combater eventuais incêndios. Os principais exemplos são os extintores, hidrantes, sprinklers, alarmes, sinalizações, etc.
Esses equipamentos devem estar a vista e fácil acesso para caso de emergências. Vale ressaltar que as medidas passivas e ativas são complementares.
Confira: Qual a importância de uma boa gestão hospitalar?
5 Dicas para aumentar a segurança contra incêndio
Se as medidas necessárias já foram tomadas, é hora de ver 5 dicas para aumentar ainda mais a segurança contra incêndios!
Minimize os riscos de incêndio
A melhor maneira de evitar incêndios é diminuir os riscos deles acontecerem, ou seja, evite sobrecarregar os sistemas elétricos, realize a manutenção de qualquer problema elétrico que aparecer, faça o armazenamento correto de materiais inflamáveis.
Fique atento as áreas mais sensíveis
Algumas áreas são mais propensas ao fogo do que outras. Reforce a atenção nesses locais, por exemplo, cozinha, locais com produtos químicos e inflamáveis.
Prepare as saídas de emergência
É de extrema importância que as saídas de emergência estejam sinalizadas corretamente e prontas para serem usadas caso seja necessário.
Mantenha os equipamentos em dia
Apenas ter sistemas de detecção de incêndio não é o bastante, é necessário que esses equipamentos estejam funcionando e atualizados. Realize manutenções frequentes e não exite em trocar equipamentos quando necessário.
Treine os colaboradores
Por último, é importante que seus colaboradores estejam treinados e preparados para essas situações.
Saiba mais sobre: Projeto de redução de custos hospitalares: como implantar dentro da situação de saúde?
Conheça as soluções de energia da TDGI!
Você deseja repensar as práticas internas da sua empresa e alcançar mais resultados por meio das soluções em eficiência energética e sustentabilidade? Conte com a TDGI.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado, oferecemos soluções inovadores em Eficiência Energética, de modo a garantir alta produtividade, otimização e gestão estratégica da sua organização.
Dentre as principais iniciativas que oferecemos ao seu negócio, estão:
- Auditoria e Estudos Energéticos;
- Consultoria de Eficiência Energética;
- Análise à qualidade de energia;
- Otimização de Energia Reativa;
- Planejamento, implementação e sustentação de soluções voltadas à eficiência energética;
- Monitoramento inteligente de energia.
Você quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time.