Como fazer o controle de manutenção preventiva?
O controle de manutenção preventiva é fundamental em qualquer setor, desde hospitais, até condomínios comerciais, shoppings e indústrias.
De modo geral, as vistorias visam mitigar problemas e garantir o pleno funcionamento de todo o espaço, desde os equipamentos até as instalações hidráulicas e elétricas.
Com isso, é possível reduzir os riscos de perdas, prejuízos ou paradas abruptas, afetando a eficiência desses ambientes. Além do procedimento preventivo, é possível citar mais dois tipos de manutenção: preditivo e corretivo.
O primeiro diz respeito aos empenhos impostos para acompanhar a durabilidade dos maquinários de acordo com suas condições e, assim como o preventivo, identificar com antecipação possíveis falhas. Já o segundo é empregado quando algum ativo apresenta problemas e precisa de reparos.
De acordo com uma pesquisa da IBM (International Business Machines Corporation), 40% dos investimentos industriais são gastos com falhas de maquinários e 45% de todos os esforços em vistorias são ineficazes.
Esses dados demonstram que não é apenas necessário conhecer na teoria o controle de manutenção preventiva, mas também alinhar planejamentos contundentes para assegurar a efetividade dos fluxos.
Para te auxiliar nesse processo, elaboramos um conteúdo completo, confira!
Como implementar o controle de manutenção preventiva de maneira eficiente?
O primeiro passo para implementar as vistorias preventivas é o planejamento. Nesse sentido, é fundamental levantar dados precisos a respeito da realidade da organização em questão.
Alguns deles são: a quantidade de maquinários, os sistemas envolvidos (hidráulico e elétrico), número de peças ou equipamentos em estoques e outras informações relevantes.
Com isso, é momento de realizar um checklist de manutenção, com os passos primordiais que devem ser seguidos durante as análises. Por sua vez, devem considerar as necessidades de cada item e estrutura, além do próprio histórico de revisão.
Além disso, esse plano deve ponderar as ações implementadas em momentos de panes, assim é possível fornecer uma resposta ágil e evitar paradas na operação.
É válido ressaltar que o controle de manutenção preventiva deve ser realizado periodicamente, se adequando às condições e utilização dos itens descritos.
Nesse cenário, todos os processos empregados devem ser devidamente registrados por especialistas do setor.
Por fim, é preciso implementar treinamentos focados no desenvolvimento do time, habilitando os colaboradores a lidarem com os maquinários, as estratégias envolvidas, cuidados, utilização de equipamentos de proteção e, até mesmo, simulações de acidentes.
Leia também: 7 estratégias para redução de custos na indústria durante a crise
Por que contar com a TDGI?
A TDGI é uma empresa de engenharia multinacional que atende demandas de manutenção, facilities e construção civil. Na prática, conta com um time completo de especialistas para fornecer as melhores possibilidades do mercado aos seus parceiros.
Por isso, recorrer ao suporte da TDGI para controle de manutenção preventiva possibilita uma série de vantagens às organizações, tais como:
- Redução de custos operacionais;
- Maior segurança para colaboradores, clientes e fornecedores;
- Aumento da produtividade e da eficiência das estruturas;
- Melhoria na qualidade do produto ou serviço oferecido;
- Potencializa o desempenho;
- Permite previsibilidade.
A TDGI promove soluções na gestão de manutenção integrada, instalações técnicas, análises e diagnósticos certeiros, efetividade energética e gerenciamento de soft services. Deseja tirar dúvidas? Entre em contato com o nosso time e conte com todo suporte da TDGI.