Saiba como terceirizar um funcionário na sua empresa
As práticas de como terceirizar um funcionário são cada vez mais comuns e recorrentes nas empresas. Isso se deve aos inúmeros benefícios de contar com profissionais terceirizados para a execução de serviços e tarefas, principalmente no que se refere à especialização dos contratados e à redução das despesas com encargos trabalhistas.
Vale destacar que, no Brasil, a Lei da Terceirização foi aprovada em 2017, regulamentando o trabalho terceirizado e permitindo a contratação de funcionários e departamentos inteiros terceirizados. A principal mudança foi em relação à natureza de atuação deste tipo de profissional.
Anteriormente à lei, só era possível terceirizar as consideradas atividades complementares das empresas, ou atividades-meio, como limpeza, portaria, jardinagem, segurança, entre outras.
Mas, depois da regulação, passou a ser possível a terceirização de atividades-fim, com a contratação de prestadores para a execução das tarefas principais de uma empresa, como a produção industrial em uma fábrica.
Neste cenário, o Brasil já tem mais de 12,7 milhões de trabalhadores terceirizados, segundo dados do Dieese.
Com este número em franco crescimento, você precisa saber quais são as vantagens deste modelo de contratação, que tipo de serviços podem ser terceirizados e como terceirizar um funcionário ou departamento. Vamos ver melhor a seguir!
Leia também: Como tornar a gestão de fornecedores mais eficiente
Principais vantagens de como terceirizar um funcionário
Cada empresa faz a terceirização de serviços de acordo com sua necessidade e demanda. Mas esta é uma boa prática, principalmente, para ajudar as organizações a contratar profissionais especializados em determinadas áreas específicas, como manutenção ou TI, garantindo melhor custo-benefício e otimizando o tempo de resposta para o atendimento às demandas.
Vamos ver mais benefícios da terceirização para o seu negócio!
Maior foco no negócio
Com os profissionais executando atividades-meio ou fim para as empresas, os gestores conseguem evitar preocupações com estes serviços e manter o foco no core business. Com isso, é possível elevar a eficiência, a produtividade, entregar melhores resultados e aumentar a performance do negócio como um todo.
Menor necessidade de gestão dos funcionários terceirizados
Ao realizar os processos de como terceirizar um funcionário, a empresa fica livre das responsabilidades de gestão. Afinal, o fornecedor contratado é responsável pela qualificação, treinamento e gerenciamento de profissionais e equipes, assim como pela substituição em caso de faltas ou ausências.
Garantia de especialização nas tarefas
Com tarefas que não são especialidade da empresa nas mãos de profissionais terceirizados, obviamente, você terá uma equipe capacitada, especializada e experiente naquelas funções.
Por exemplo: na manutenção de equipamentos e instalações, seu negócio terá técnicos altamente habilitados para garantir os melhores serviços. Dessa forma, as atividades serão executadas com maior eficiência e qualidade.
Diminuição dos custos
De acordo com a Abrafac (Associação Brasileira de Facilities), é possível que as empresas economizem até 20% com a contratação de parceiros especializados para a realização dos serviços de limpeza, manutenção e outros.
Essas reduções envolvem os gastos trabalhistas, já que a contratação de um novo colaborador próprio sai muito mais cara do que a terceirização. Isso sem contar que, quanto maior a especialização, maior o salário do funcionário e, em caso de demissão, há despesas previdenciárias e trabalhistas.
Além disso, há diminuição de custos com manutenção de equipamentos, por exemplo, e em decorrência da maior eficiência, produtividade e qualidade dos serviços, assim como na otimização de recursos e menor desperdício.
Leia também: Empresas terceirizadas em hospitais: quais as vantagens?
Previsibilidade de despesas
Com a terceirização de funcionários ou de um departamento, é possível estimar um custo fixo mensal, garantindo despesas mais previsíveis, melhor planejamento financeiro e possibilidade da empresa se organizar para realizar investimentos.
Quais os serviços mais comuns na terceirização de funcionários?
Como dissemos acima, cada empresa tem sua necessidade na hora de como terceirizar um funcionário. Assim, praticamente todos os negócios possuem um prestador de serviços para alguma atividade específica. Porém, algumas tarefas são mais comuns de serem terceirizadas, como por exemplo:
- Limpeza;
- Segurança;
- Jardinagem;
- Transporte;
- Tecnologia da Informação;
- Serviços administrativos;
- Manutenção técnica;
- Gestão de espaço e obras;
- Otimização energética;
- Entre outros.
Passo a passo de como terceirizar um funcionário
Agora que você já conhece os benefícios de contratar profissionais especializados e os principais serviços da área, está na hora de de saber como terceirizar um funcionário. Vamos a 3 passos rápidos:
1. Definição dos serviços
Para iniciar o processo de terceirização, é fundamental que os gestores da empresa realizem um estudo detalhado e aprofundado da situação do negócio. Dessa maneira, é possível definir quais as atividades que podem e devem ser terceirizadas para gerar benefícios reais para a organização como um todo.
Uma sugestão de onde por começar a terceirizar está nos serviços de manutenção, já que não estão relacionados à estratégia do negócio. Depois, a gestão pode avaliar os resultados e prosseguir com a terceirização para outras áreas.
Leia também: Principais desafios da terceirização de serviços
2. Escolha de uma empresa terceirizada eficiente
Para executar os serviços com qualidade e proporcionar o melhor custo-benefício para a empresa, os gestores precisam contar um parceiro especializado qualificado. Neste ponto, vale lembrar que existem muitos fornecedores à disposição no mercado. Então, é preciso pesquisar e avaliar a melhor prestadora para atender às suas necessidades.
Deve-se levar em conta aspectos como:
- Reputação no mercado;
- Treinamento adequado dos colaboradores;
- Entrega de serviços de qualidade;
- Histórico, experiência e perfil da empresa;
- Capacidade de personalização dos serviços;
- Referências de clientes;
- Índice de reclamações;
- Entre outros.
Saiba mais: Como contratar uma empresa terceirizada: 5 passos essenciais
3. Elaboração do contrato com a empresa terceirizada
Por fim, para saber como terceirizar um funcionário, é importante realizar um bom contrato de prestação de serviços. No documento, devem estar cláusulas com todas as informações relevantes para ambas as partes, definindo também os direitos e deveres do fornecedor e do contratante.
Em geral, muitos prestadores já têm um contrato modelo padronizado embasado pela legislação trabalhista. Mas as empresas também podem incluir, sugerir, excluir ou modificar itens existentes. Se a fornecedora não aceitar as mudanças e nem flexibilizar determinados pontos, talvez seja melhor verificar outra parceira.
Conte com a TDGI
Empresa de engenharia multinacional com mais de 20 anos de experiência, a TDGI vai ajudar o seu negócio no processo de como terceirizar um funcionário. Estamos prontos para te auxiliar na gestão, operação e terceirização de diversos aspectos, garantindo a qualidade dos serviços de facilities e manutenção
Valorizamos os ativos dos nossos clientes, cumprimos com os níveis de acordo estabelecidos e adotamos as melhores práticas e soluções para atender a diversos segmentos, como shoppings, prédios comerciais, condomínios, escolas, colégios e instituições de ensino superior particulares, aeroportos e hotéis.
Entre os nossos serviços oferecidos, estão manutenção técnica, gestão de facilities integrada, gestão de espaços e obras, análise e diagnóstico, entre outros.
Quer saber mais detalhes? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe e solicite uma proposta personalizada para a sua empresa.