Entenda como calcular o custo de um funcionário terceirizado e se vale a pena

Com o objetivo de otimizar os fluxos internos e focar em atividades que sejam relevantes para os negócios, cada vez mais empresas desejam saber como calcular o custo de um funcionário terceirizado.

De maneira prática, a terceirização é caracterizada pela transferência de responsabilidade de uma determinada iniciativa a organizações especializadas no ramo. 

Atualmente, é possível terceirizar uma série de atividades, desde os processos de manutenção e facilities até procedimentos administrativos, como a contabilidade e o recrutamento e seleção de pessoal (RH).

Por sua vez, embora a terceirização ofereça uma série de benefícios às empresas, como produtividade e eficiência da operação, previsibilidade e mão de obra qualificada, muitos gestores ficam receosos de optar por esse tipo de serviço por conta das questões financeiras, isso porque ainda existe uma crença que terceirizar é mais caro do que internalizar.

Afinal, como calcular o custo de um funcionário terceirizado? Para te ajudar a entender esse processo e se, realmente, vale a pena contar com um parceiro para executar algumas atividades dentro do seu negócio, elaboramos esse conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira. 

Saiba mais: Terceirização de serviços: vantagens e principais desafios

Como calcular o custo de um funcionário terceirizado?

Para entender como calcular o custo de um funcionário terceirizado de maneira assertiva, é preciso levar alguns pontos em consideração, como:

  • Confira as despesas de acordo com a contratação: esse tópico está envolvido com os gastos que a empresa possui diretamente com o funcionário sob regime de contratação CLT. Isso significa que, além do salário mensal, as organizações precisam arcar com o transporte, alimentação, 13° salário, previdência, reajustes, planos de saúde e odontológicos, seguros e pagamentos de horas extras; 
  • Veja os encargos e impostos envolvidos: outro custo que precisa ser considerado é o de impostos e ele pode estar relacionado tanto à contratação de pessoas, quanto à implementação das atividades de facilities e manutenção, por exemplo, visto que, se a organização realizar esses processos internamente, precisará estar em conformidade com os órgãos competentes;
  • Entenda os gastos com capacitação e materiais: por fim, é preciso somar os gastos envolvidos com a capacitação dos funcionários (treinamentos e orientações) e o uso de materiais para desenvolvimento das atividades (produtos químicos, equipamentos de proteção individual e coletiva, equipamentos de monitoramento e outros maquinários). 

Afinal, vale a pena terceirizar?

Agora que você já compreendeu como calcular o custo de um funcionário terceirizado, muito provavelmente deve estar se perguntando se esse tipo de serviço, realmente, vale a pena para a sua empresa, certo?

E a resposta mais simples é: sim, vale a pena

Ao contratar um colaborador terceirizado, a sua organização não precisa se preocupar diretamente com todos esses gastos mencionados no tópico anterior, isso porque eles ficam a cargo da empresa contratada.

Outro ponto relevante é que a sua corporação não sofre com absenteísmo (ausência de funcionários), isso porque, caso um colaborador não consiga comparecer ao trabalho, a empresa logo realiza um remanejamento e envia outro no lugar, não impactando na produtividade e eficiência. 

Além disso, o pessoal terceirizada é extremamente preparado, garantindo a implementação das melhores técnicas e estratégias dentro da sua empresa. Desse modo, os seus gestores conseguem concentrar tempo e recursos nas atividades essenciais do seu core business.

Você pode se interessar: Saiba como terceirizar um funcionário na sua empresa

Conheça a TDGI!

Você aprendeu como calcular o custo de um funcionário terceirizado e deseja contar com uma empresa de qualidade e experiência no setor? Conheça a TDGI!

Com mais de 20 anos de vivência no mercado e contando com mão de obra técnica preparada, a TDGI oferece serviços completos de Manutenção Técnica e Gestão de Facilities Integrada.

Desse modo, a TDGI garante à sua empresa alto desempenho da operação, produtividade, segurança e eficiência. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time.

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.