Checklist de manutenção predial em condomínios comerciais: Confira!
Uma das principais necessidades dos prédios e condomínios comerciais é seguir à risca o checklist de manutenção. Na prática, esse processo tem por objetivo garantir que todo o empreendimento funcione adequadamente, além de preservar o bem-estar de seus ocupantes.
Manter as vistorias em dia minimiza os riscos de falhas e panes que possam prejudicar a eficiência operacional das corporações e reduz as possibilidades de acidentes que afetam diretamente a segurança dos colaboradores, visitantes, clientes ou outros parceiros.
No entanto, para implementação de diretrizes completas, é preciso elaborar um checklist de manutenção com todos os pormenores que devem ser considerados. Para te ajudar nessa missão, elaboramos um conteúdo com tudo o que você precisa saber!
O que considerar no checklist de manutenção predial?
O primeiro passo para o planejamento das vistorias prediais é ponderar a contratação de mão de obra qualificada. É preciso contar com uma equipe formada por técnicos experientes, de modo a garantir os melhores resultados.
Como também, a combinação de especialistas e o alinhamento das estratégias promove um benefício bastante positivo.
De modo geral, é possível reduzir custos tanto com a implantação desses processos quanto com possíveis quebras, falhas e trocas de equipamentos ou instalações fundamentais para funcionamento do espaço.
Com isso em mente, é necessário basear o checklist de manutenção predial em alguns tópicos principais, previstos na NBR 5674 da ABNT, são eles:
Identifique o tipo de manutenção
De maneira bastante simplificada, o universo da gestão de vistorias é pautado em três tipos:
- Manutenção preventiva: visa certificar o bom funcionamento do equipamento e ocorre em períodos previamente planejados, de forma a estimar possíveis danos;
- Manutenção preditiva: muito semelhante ao processo anterior, mas é implementada para analisar o equipamento ou instalação de acordo com o tempo de uso;
- Manutenção corretiva: tem por objetivo consertar falhas, como quebras ou trocas de maquinários e peças.
Estabeleça a periodicidade
Em seguida, é necessário considerar a quantidade de equipamentos ou espaços que necessitam de vistorias e, com essas informações, estabelecer uma periodicidade de manutenção atrelada às condições e usabilidades desses itens.
É válido ressaltar que cada componente que forma o prédio comercial possui características e precisões distintas, por isso, cabe ao técnico elaborar esse plano.
Fique atento ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) certifica que o estabelecimento em questão cumpre as normas de segurança contra incêndios.
A ausência dessa documentação não coloca apenas o local em risco, mas pode resultar em multas e interdições.
As medidas preventivas desse documento são implementadas em todos os ambientes, como a presença de diferentes extintores de incêndios, escadas de emergência, porta corta-fogo, alarmes, canalização de gás e outros recursos.
Não deixe os sistemas hidráulico e elétrico de lado
Engana-se quem imagina que o checklist de manutenção é formado apenas por equipamentos. Na verdade, diz respeito à toda estrutura do prédio, o que inclui os sistemas hidráulico e elétrico.
Dessa forma, é preciso se atentar na lavagem dos reservatórios de água, limpeza das tubulações, análise e possíveis reparos em casos de vazamentos, verificação das ferramentas de captação e eliminação de água.
O mesmo ocorre com a estrutura elétrica, é necessário examinar atentamente as instalações, isso porque curtos circuitos podem causar acidentes graves.
Faça as devidas revisões dos equipamentos
Dentre os principais maquinários revisados estão os aparelhos de climatização (como o ar-condicionado) e os elevadores.
No caso do ar-condicionado, os gestores devem seguir as especificações da Portaria Nº 3.523 estipulada pelo Ministério da Saúde e a Resolução N°9 publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Já as vistorias nos elevadores são diretamente regidas pela NBR 13994 da ABNT.
Planeje a gestão de facilities
Por fim, é preciso estabelecer um plano para gestão de facilities, considerando todo o processo de limpeza e higienização, especialmente aderindo os novos protocolos em resposta ao Coronavírus, que ganharam ainda mais espaço com a flexibilização da quarentena.
Além disso, é preciso considerar os cuidados com os jardins e eliminação de resíduos, maximizando o conforto do espaço comercial para todos os frequentadores.
Conte com o apoio da TDGI!
A TDGI é uma empresa multinacional que apoia os seus parceiros com processos completos e inovadores para o gerenciamento de facilities e construção civil de prédios comerciais.
Contando com um time de especialistas, a TDGI realiza a implementação de um checklist de manutenção robusto e eficiente. Como resultado, garante o bom funcionamentos das instalações, otimização dos fluxos, minimização de gastos e segurança.
Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato!