Diagrama Unifilar

Vantagens em Manter o Diagrama Unifilar Atualizado em Sistemas Elétricos Industriais

Frequentemente nos deparamos com sistemas elétricos industriais que não possuem nenhum diagrama unifilar de suas instalações elétricas, ou se possuem, trata-se de um documento muito antigo e, por consequência, muito desatualizado.   

Elaborar um diagrama unifilar de uma instalação existente ou manter esse documento atualizado é algo que não traz retorno financeiro à empresa num primeiro momento, dessa forma, não é visto como algo bem-vindo por muitos gerentes e coordenadores de sistemas elétricos que visam aumento de eficiência ou redução de custos para sua diretoria. Porém, essa visão imediatista traz consequências graves no quesito segurança de colaboradores, confiabilidade do sistema elétrico, otimização de investimentos futuros e mitigação de multas e interdições da planta por não-conformidades junto à NR-10; e esses itens sim, representam economias consideráveis de valores financeiros futuros, sem contar as dores de cabeça de possíveis processos por acidentes e trabalho.  

Análise de Custo x Benefício 

Para os supervisores, coordenadores e gerentes de sistemas elétricos que já têm essa consciência dos riscos envolvidos, o que seria mais vantajoso, elaborar um diagrama totalmente novo de tempos em tempos, ou realizar atualizações anuais de um diagrama inicial? É mais ou menos como fazer manutenção preventiva e corretiva.  

Pela norma NR-10, toda empresa é obrigada a manter sua documentação em ordem a partir do seu diagrama unifilar. Esse é um documento sem prazo de validade, mas qualquer alteração feita precisa estar no documento. Tomando como base uma empresa que, no decorrer de cinco anos, faz significativas alterações em seus sistemas elétricos e não atualiza seu diagrama, acaba inviabilizando a utilização desse documento para atualizações futuras, o que obrigará a empresa a contratar um diagrama unifilar totalmente novo, e que tornará o processo oneroso, além de ser um trabalho com tempo de execução médio de seis meses para ser concluído.  

Ao passo que se tivesse contratado uma revisão a cada ano, as vantagens começariam inicialmente com uma economia de 25%, sem contar as questões de padronização técnica, segurança e confiabilidade nas instalações elétricas, além é claro, de ter seu diagrama sempre atualizado.  

Se a empresa não realizar nenhuma alteração em seu sistema elétrico por 10 ou mais anos, esse diagrama sempre será o mesmo. Mas qual a empresa que não necessita fazer constantes alterações, ampliações, reformas, etc.? Principalmente nos painéis de pequeno porte, onde muitas alterações são feitas sem se preocupar com o registro dessas informações. 

Imagine que uma determinada empresa agrega um novo produto a sua linha de produção, e para tanto, é necessário implementar novos equipamentos que serão adaptados para que essa operação aconteça. Entra painel, sai painel, desliga disjuntor, agrega capacitor, enfim, muda todo ou em boa parte o conceito inicial do projeto elétrico. Existe então a necessidade de atualizar o diagrama. 

Abaixo veremos as principais vantagens em se manter uma atualização anual dos diagramas unifilares, que vai desde uma maior segurança para os operadores do sistema elétrico até uma economia do ponto de vista financeiro. 

Maior Segurança das Instalações Elétricas 

Sem dúvida, quando a questão é saúde e a vida dos profissionais envolvidos na operação fabril, as condições de segurança são inegociáveis, principalmente quando estamos falando das instalações elétricas, que segundo o Anuário Estatístico Abracopel, somente em 2019 foram registrados 1662 acidentes de origem elétrica no Brasil, com 821 mortes. Portanto, manter o diagrama unifilar atualizado irá garantir que todos os procedimentos de intervenção, desligamento e seccionamento no sistema elétrico, sejam realizados de forma segura e confiável. 

Maior Confiabilidade das Instalações Elétricas 

O diagrama unifilar é o documento mais importante, quando se busca informação a respeito das características do sistema elétrico, como: quantidade de painéis e subestações, de onde vêm e para onde vai à alimentação elétrica, tipos de dispositivos de proteção, informações a respeito das características dos cabos, entre outras informações.   

Portanto, manter o diagrama unifilar atualizado irá garantir que este documento seja utilizado como uma rica fonte de informação para futuras intervenções e modificações no sistema elétrico, bem como fornecer informações para a realização de orçamentos assertivos por parte de fornecedores, reduzindo assim, as chances de solicitações de aditivos futuros devido à falta de informação inicial que deveriam estar contidas nessa documentação atualizada. 

Padronização de Documentação 

Outro ponto importante em relação à atualização dos diagramas unifilares anualmente é o fato de ser possível seguir uma padronização de documentação que torne os diagramas de fácil leitura e entendimento.  

A padronização é importante, pois mesmo que ocorram rotatividades na equipe de eletricistas e engenheiros, o time de elétrica sempre estará familiarizado com os diagramas, reduzindo o tempo dispendido na análise de simbologias e metodologia de desenhos, evitando assim possíveis erros de interpretação dos desenhos. 

Redução de Custo 

Do ponto de vista financeiro, a atualização dos diagramas unifilares pode gerar uma economia em torno de 25% e em algumas plantas industriais este número pode ser maior, dependendo da quantidade de modificações no sistema elétrico e da frequência necessária para a realização das atualizações.   

O estudo considera uma boa condição em relação à manutenção do diagrama, de modo que seria necessário uma atualização apenas a cada cinco anos, porém existem indústrias que sofrem muitas modificações em seu sistema elétrico, devido ao atendimento das alterações no sistema produtivo. Tais indústrias podem apresentar uma necessidade de atualização dos diagramas a cada três ou quatro anos, o que tornaria a atualização anual dos diagramas unifilares ainda mais econômicas do ponto de vista financeiro. 

Um gestor sério da área elétrica de uma indústria que visa ser reconhecido pelo seu modelo de gestão deve ficar atento aos riscos e impactos financeiros de médio e longo prazo que fazem parte do dia a dia do sistema elétrico, procurando estratégias de eliminação e/ou mitigação desses custos, não fazendo apenas contas com retorno imediato. 

Leia mais: Equipamento em manutenção: sinais de que um equipamento precisa de manutenção 

 Como a TDGI pode ajudar 

Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado. 

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica. 

Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo. 

Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!