Gestão operacional de facilities: o que é e quais são os principais desafios para o setor industrial
A gestão operacional de facilities é um processo que tem desempenhado um papel significativo na melhoria da eficiência de várias organizações no mercado, sobretudo na otimização do desempenho produtivo.
De acordo com um estudo conduzido pela ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities), o setor de facilities está em franca expansão no Brasil, com um aumento aproximado de 60 bilhões de reais em ganhos.
Por essa razão, a gestão operacional de facilities está conquistando destaque no setor industrial, contribuindo para o aprimoramento das instalações fabris. Neste artigo, exploraremos o que exatamente envolve a gestão operacional de facilities e quais são os principais desafios que o setor industrial enfrenta no mercado brasileiro.
Mas afinal, o que é a gestão operacional de facilities?
A gestão operacional de facilities pode ser resumida como um conjunto de estratégias de gerenciamento dos serviços cruciais para a manutenção da qualidade e infraestrutura de uma organização. Isso abrange a manutenção predial, serviços de limpeza, apoio administrativo, gestão de resíduos, utilidades, entre outras atividades.
Hoje em dia, até serviços mais especializados, como segurança patrimonial e a implementação de projetos com tecnologias inovadoras, fazem parte da gestão operacional de facilities. Dessa forma, fica claro que esse processo é multidisciplinar, abrangendo diversas áreas da infraestrutura local.
Vale ressaltar que, muitas vezes, essas atividades não constituem o foco principal da organização, mas são fundamentais para proporcionar aos funcionários e clientes uma infraestrutura adequada para a realização das atividades empresariais.
Quais são os desafios enfrentados pelas empresas na gestão operacional de facilities?
Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam ao gerir internamente as operações de facilities está relacionado à contratação e treinamento de mão de obra especializada. Isso envolve supervisionar profissionais na execução de serviços, bem como gerenciar diversos fornecedores, compras e estoque de insumos de manutenção, equipamentos de proteção individual (EPIs), e equipamentos de proteção coletiva (EPCs), entre outros aspectos.
Para as organizações que não têm experiência ou foco nesse tipo de atividade, a gestão operacional de facilities pode resultar em custos significativos, comprometendo tempo e recursos financeiros.
Uma solução para esse desafio é a terceirização da gestão operacional de facilities. Isso permite que as organizações se concentrem em suas atividades principais, trazendo benefícios como economia de tempo e recursos, disponibilidade de profissionais qualificados, personalização dos serviços de acordo com as necessidades da empresa, garantia da execução de procedimentos e conformidade com as normas regulatórias.
Além disso, a terceirização contribui para aprimorar o ambiente de trabalho, uma vez que os colaboradores se sentem mais amparados em relação à infraestrutura, promovendo o bem-estar geral.
Leia mais: Equipamento em manutenção: sinais de que um equipamento precisa de manutenção
Como a TDGI pode ajudar
Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.
Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.
Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.
Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!