Gestão em facilities: conheça os principais tipos
Gestão em facilities é o processo de gerenciamento de serviços, operações e recursos necessários para manter um ambiente de trabalho seguro, confortável e eficiente para os colaboradores de uma organização. Isso pode incluir a gestão de serviços como limpeza, segurança, manutenção de infraestrutura, gerenciamento de resíduos, controle de acesso e outras atividades que não fazem parte do core business da empresa.
A importância da gestão em facilities é garantir que a infraestrutura e serviços de uma organização estejam adequados e funcionando de maneira eficiente para suportar as atividades principais da empresa. Uma gestão eficiente de facilities pode melhorar a satisfação e produtividade dos colaboradores, reduzir custos, minimizar riscos de segurança e garantir a conformidade com as regulamentações governamentais.
Neste artigo, você irá conhecer alguns dos principais tipos de gestão em facilities que podem ser implementados na sua empresa.
Saiba mais: Conheça a metodologia FMEA e como aplicá-la na sua indústria
Tipos de gestão em facilities
Existem diferentes tipos de gestão em facilities que podem ser aplicados em organizações. Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá das necessidades específicas da organização, bem como dos recursos disponíveis para investir em gestão de facilities. Conheça os principais deles.
Gestão interna
O primeiro modelo de gestão de facilitie é a gestão interna, neste modelo a empresa é responsável por gerenciar todas as atividades de facilities, desde a contratação de pessoal até a compra de equipamentos e suprimentos.
Gestão terceirizada
Uma maneira diferente ocorre com a gestão terceirizada, onde a empresa contrata uma empresa especializada em serviços de facilities para gerenciar todas as atividades relacionadas, incluindo a contratação de pessoal, a compra de equipamentos e suprimentos e o gerenciamento de projetos.
Gestão mista
Ainda existe o modelo de gestão mista, em que a empresa combina a gestão interna e terceirizada, delegando algumas atividades a uma empresa terceirizada e mantendo outras sob sua gestão interna.
Gestão integrada
Além desses, temos a gestão integrada. Aqui, a gestão de facilities é integrada à gestão de outras áreas da empresa, como financeira, recursos humanos e operações, para garantir uma abordagem holística e eficiente.
Gestão de serviço único
Existem casos em que será realizada apenas uma única contratação, chamamos esse modelo de gestão de serviço único. Nele, a empresa contrata uma única empresa terceirizada para fornecer todos os serviços de facilities, desde a limpeza até a manutenção de equipamentos e infraestrutura.
Leia mais: Mas afinal, o que é a certificação ISO 9001?
Como a TDGI pode ajudar
Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.
Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.
Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.
Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!