gestão da manutenção hospitalar

8 dicas de gestão da manutenção hospitalar

A gestão da manutenção hospitalar é o conjunto de processos, procedimentos e atividades destinados a garantir a operação segura e eficiente dos equipamentos e infraestrutura em hospitais e outras instituições de saúde. 

 

A importância dessa gestão reside no fato de que a manutenção inadequada ou negligência pode levar a falhas de equipamentos e sistemas, interrupções no atendimento ao paciente, prejuízos financeiros e até mesmo riscos à vida dos pacientes e profissionais de saúde. 

 

Uma gestão da manutenção hospitalar adequada envolve planejamento e programação de manutenções preventivas e corretivas, controle de custos, treinamento de equipes, gestão de contratos com fornecedores e avaliação contínua da eficiência do sistema.

 

Saiba mais: Conheça a metodologia FMEA e como aplicá-la na sua indústria

8 dicas de gestão da manutenção hospitalar

A gestão da manutenção hospitalar pode ser feita sem grandes problemas ou dificuldades para o hospital ou clínica, basta conhecer algumas dicas para otimizar esse processo e implementá-los no seu dia a dia. A seguir, você irá conhecer algumas dessas dicas.

Planejamento e Programação

Desenvolver um plano de manutenção preventiva para identificar e programar as atividades necessárias para manter equipamentos e instalações em boas condições de funcionamento.

Priorização

Estabelecer prioridades e categorias de equipamentos, avaliando a importância para o atendimento do paciente, tempo médio de reparo e a criticidade do equipamento.

Monitoramento

Monitorar continuamente o desempenho dos equipamentos e as condições das instalações para identificar possíveis problemas antes que eles ocorram.

Conte com a tecnologia

Utilizar ferramentas de gerenciamento, como softwares especializados em manutenção, para controlar e acompanhar os registros de manutenção e automatizar as tarefas.

Treinamento

Treinar os funcionários de manutenção, bem como o pessoal clínico, para reconhecer sinais de mau funcionamento e realizar a manutenção básica de rotina.

Gestão de estoque

Controlar o estoque de peças de reposição e materiais necessários para a manutenção, garantindo que os suprimentos estejam disponíveis quando necessário, evitando a parada de equipamentos.

Comunicação

Estabelecer uma comunicação eficiente entre as equipes de manutenção e o pessoal clínico para garantir a disponibilidade de equipamentos e instalações essenciais para o atendimento ao paciente.

Avaliação contínua

Realizar avaliações regulares do sistema de manutenção para identificar áreas de melhoria e oportunidades de aprimoramento. 

 

Leia mais: Mas afinal, o que é a certificação ISO 9001?

Como a TDGI pode ajudar

Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.

Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.

Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!