Como fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos hospitalares

Manter o hospital organizado é fundamental para que os funcionários consigam realizar todas as atividades da melhor maneira possível, encontrando remédios e equipamentos necessários para o cuidado dos pacientes. Para isso, é necessário realizar uma boa gestão da cadeia de suprimentos hospitalares.

Com uma gestão eficiente, é possível reduzir custos, ajustar e otimizar processos, garantir que o hospital tenha sempre os suprimentos necessários para a realização das atividades, etc.

Afinal, estamos falando sobre a saúde e a vida dos pacientes. Sendo assim, neste artigo, falaremos como fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos hospitalares.

O que é gestão da cadeia de suprimentos hospitalares?

A gestão da cadeia de suprimentos hospitalares nada mais é do que realizar um controle sobre todos os suprimentos presentes em um hospital, identificar aqueles que são mais utilizados e realizar a substituição dos mesmos, para que nunca falte na hora em que um paciente estiver precisando.

Saiba mais: Layout de escritório de contabilidade: quais os principais critérios para a otimização de espaço

Como fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos hospitalares?

Para que sua equipe consiga realizar uma boa gestão da cadeia de suprimentos hospitalares, separamos algumas dicas muito importantes e que podem ser facilmente implementadas, garantindo mais produtividade e eficiência para o hospital.

Faça o levantamento dos processos

A primeira coisa que é necessário fazer é identificar os processos e quais são os suprimentos necessários para a realização desses processos. Com isso, é possível saber quais são aqueles que possuem maior rotatividade e sua equipe de gestão pode se preparar para comprar novos itens com antecedência.

Negocie com os fornecedores

Com todas essas informações em mãos, é possível usá-las para otimizar seus processos e, ainda, reduzir custos. Ao negociar com bons fornecedores, é possível combinar datas para que os suprimentos sejam entregues, fazer contratos longos, o que pode garantir maiores descontos e muito mais.

Assim, você garante que sempre terá os suprimentos necessários.

Evite desperdício

Outra dica é evitar desperdício, ou seja, não adianta comprar muitas unidades de um mesmo suprimento, sendo que ele não é muito utilizado. Além de ocupar muito espaço de armazenamento, esse suprimento pode acabar estragando com o tempo e o dinheiro gasto será desperdiçado.

Utilize a tecnologia

Outra forma de garantir uma boa gestão da cadeia de suprimentos hospitalares é com a utilização de tecnologias e softwares que realizam todos esses processos de maneira automatizada, identificando e analisando todo o seu estoque e quais são os suprimentos necessários.

Leia mais: Como reduzir custos através da gestão de espaços

Como a TDGI pode ajudar

Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.

Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.

Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!