O que é PCM e como aplicar na manutenção hospitalar?

A manutenção hospitalar é um processo fundamental para garantir mais segurança e conforto para os profissionais que trabalham em hospitais e, principalmente, para os pacientes que frequentam as instalações e necessitam do melhor atendimento possível.

Sendo assim, encontrar formas de otimizar a manutenção hospitalar é muito importante, pois, melhora a qualidade do trabalho e, consequentemente, garante melhores condições de atendimento aos pacientes.

Uma das formas de otimizar a manutenção hospitalar é com o PCM, Planejamento e Controle de Manutenção. Esse planejamento pode ser utilizado em muitas categorias de manutenção, entre elas, na hospitalar.

Você já sabe o que é o PCM? Se a resposta for não, neste artigo, falaremos tudo sobre o Planejamento e Controle de Manutenção e como aplicá-lo na manutenção hospitalar.

O que é PCM?

Como falamos anteriormente, PCM significa Planejamento e Controle de Manutenção e através dele, é possível garantir a eficiência dos processos de manutenção preventiva, essenciais para a instituição.

O PCM consiste num conjunto de estratégias utilizadas para programar ações de manutenção. O sucesso do PCM está baseado em três pilares:

  • Pessoas: treinamento, liderança, dimensionamento da equipe;
  • Processos: tipos de manutenção, formas de trabalho, gestão dos processos;
  • Ativos: banco de dados, criticidade dos equipamentos, planos de manutenção.

Saiba mais: Layout de escritório de contabilidade: quais os principais critérios para a otimização de espaço

Como aplicar o PCM na manutenção hospitalar?

Elabore um cronograma

A primeira coisa é criar um cronograma detalhado de ações, com atenção para não sobrecarregar a equipe técnica e não determinar prazos inalcançáveis.

Programação de parada

A programação de paradas é fundamental, afinal, é necessário prever a parada de equipamentos para que seu uso não seja planejado. O PCM permite determinar o momento de sua parada e a previsão de retorno do equipamento.

Uso de ferramentas

Somente quando todos os equipamentos e instrumentos são avaliados e em condições perfeitas de uso é que se pode considerar o sucesso da manutenção.

Recursos

O PCM também permite fazer o controle dos gastos com peças de reposição, óleos lubrificantes de máquinas e demais insumos necessários para a manutenção que dependem do planejamento de recursos.

Leia mais: Como reduzir custos através da gestão de espaços

Como a TDGI pode ajudar

Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.

Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.

Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!