Qual a importância de uma boa gestão de ativos hospitalares
Uma gestão de ativos hospitalares eficiente é fundamental para oferecer a melhor qualidade de atendimento para os seus pacientes, através dela, é possível identificar e diminuir erros médicos que poderiam colocar a saúde e a vida dos pacientes em risco.
Sendo assim, a gestão de ativos hospitalares deve ser feita constantemente nas instituições de saúde. De maneira geral, ela consiste, basicamente, no gerenciamento e manutenção de máquinas e equipamentos utilizados na rotina de um hospital.
Dessa forma, é possível garantir a funcionalidade desses materiais da maneira mais eficaz e econômica possível.
Se você quer saber mais sobre a gestão de ativos hospitalares e quais os benefícios que essa prática oferece para sua instituição, continue a leitura até o final.
Qual a importância da gestão de ativos hospitalares?
O principal objetivo da gestão de ativos hospitalares é a manutenção de todos os equipamentos, garantindo que os médicos e colaboradores possam exercer suas funções com equipamentos adequados e em boas condições de uso.
O gerenciamento dos ativos está relacionado com tais aspectos. Isso porque, as demandas precisam compreender que os ativos são mais que aparelhos, envolvendo o cuidado com a vida de cada paciente.
Saiba mais: Layout de escritório de contabilidade: quais os principais critérios para a otimização de espaço
5 Benefícios de investir na gestão de ativos hospitalares
Melhora na qualidade do atendimento ao paciente
Não adianta sua equipe médica ser super qualificada se eles não possuem os equipamentos necessários para atender aos pacientes. Por isso, uma boa gestão de ativos hospitalares garante um atendimento melhor para os pacientes.
Otimiza a rotina
A gestão de ativos também contribui para a otimização da rotina hospitalar. Contar com um sistema tecnológico que aprimore a rotina, tornando tarefas e compromissos mais fáceis de gerenciar é essencial. Isso acontece, pois, pode consumir menor tempo e ajudar na flexibilização de soluções.
Redução de custos
Por meio de uma gestão eficaz, é possível analisar dados e tendências que possibilitam a organização financeira e o planejamento de despesas futuras.
Aumenta a produtividade
Com um sistema de gestão de ativos implementado, médicos, enfermeiros e os demais profissionais de saúde não perderão muito tempo identificando as ferramentas e buscando informações.
Controle da depreciação por departamento
Por fim, a gestão de ativos hospitalares permite que os gestores tenham maior controle sobre a depreciação dos equipamentos utilizados, garantindo que seja feita a manutenção ou substituição correta.
Leia mais: Como reduzir custos através da gestão de espaços
Como a TDGI pode ajudar
Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.
Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.
Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.
Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!