Eficiência energética

O que é eficiência energética e como implementá-la?

Você sabe o que é eficiência energética? Sua indústria ou empresa se preocupa com esse conceito? A eficiência energética nada mais é do que a otimização do consumo de energia elétrica, permitindo que você faça mais coisas com o menor consumo de energia possível.

Ou seja, produzir mais ou realizar o mesmo trabalho com menos recursos, de maneira estratégica e eliminando o máximo de desperdício possível. Nas indústrias, esse tema é de extrema importância, porém, não recebe a devida atenção de todos os empresários e gestores.

Para você ter uma ideia, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria – CNI cerca de 41% do consumo de energia elétrica do país é proveniente do setor industrial, que conta com, aproximadamente, 537 mil unidades em funcionamento.

Já o PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), aponta que, considerando indústrias, comércios e residências, o desperdício de energia elétrica chega a 22 milhões de kW, representando cerca de US$ 1,54 bilhões por ano. 

Com isso, podemos perceber que existe muito caminho pela frente nessa busca pela eficiência energética.

Saiba mais: Layout de escritório de contabilidade: quais os principais critérios para a otimização de espaço

Como alcançar a eficiência energética nas indústrias?

Agora, vamos ver como é possível alcançar a eficiência energética nas indústrias de maneira bem simples.

Iluminação

A primeira coisa que você precisa fazer é substituir a iluminação de toda a sua indústria. Você deve observar os tipos de luzes, localização, tecnologia escolhida, sistemas de controle e outras condições, que devem estar adequadas para resultar em maior eficiência.

Para se ter uma ideia, uma lâmpada incandescente tradicional tem uma eficiência energética de apenas 8%, isso quer dizer que apenas 8% da energia gasta é transformada em luz e o resto é desperdiçado na forma de calor.

Substitua os motores obsoletos

Grande parte das indústrias e fábricas utilizam motores com mais de 25 anos, o que contribui muito para o gasto exagerado de energia. Por isso, fazer a substituição desses motores por versões mais novas é fundamental.

Aquecimento e ventilação

Em alguns casos, os sistemas de aquecimento e ventilação são responsáveis pelo consumo de até 30% do total de gastos das indústrias.

Portanto, é fundamental ficar atento para diminuir a frequência e a carga de instalação, procure implantar supervisórios e multimedidores descentralizados. 

Defina desligamentos quando os sistemas não forem necessários e opte por equipamentos qualificados e certificados.

Otimize a refrigeração

Por fim, é importante otimizar todo o sistema de refrigeração da sua indústria para que não tenha gastos desnecessários de energia elétrica e nem financeiro.

Leia mais: Como reduzir custos através da gestão de espaços

Como a TDGI pode ajudar

Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.

Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.

Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!