Conheça os 3 tipos de custos de manutenção industrial
Toda organização precisa ficar de olho nos custos para que a saúde financeira não seja prejudicada e não traga grandes problemas como multas, juros ou, até mesmo, o fechamento da indústria.
Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, muitas empresas fecham as portas antes de completar 5 anos de vida e o principal motivo para isso é a falta de planejamento e de controle financeiro.
Dessa forma, saber como calcular os custos de manutenção industrial é fundamental para o controle e o planejamento da manutenção. Por isso, neste artigo, vamos apresentar os principais tipos de custos de manutenção que você precisa conhecer.
Quer saber mais? Leia até o final!
Saiba mais: Layout de escritório de contabilidade: quais os principais critérios para a otimização de espaço
3 Tipos de custos de manutenção industrial
Identificar os tipos de custos de manutenção é fundamental para que você possa realizar o controle financeiro da sua indústria. Existem 3 tipos de custos de manutenção: os custos diretos, os custos indiretos e os custos induzidos. A seguir, falaremos sobre cada um desses tipos de custos de manutenção.
1- Custo direto
O primeiro tipo de custo de manutenção é o custo direto. Eles são aqueles custos que envolvem recursos que são usados para realizar o serviço de manutenção, tais como: mão de obra, ferramentas, peças de reposição, insumos, serviços, etc.
2- Custos indiretos
São aqueles decorrentes da depreciação dos equipamentos e do lucro cessante, ou seja, do prejuízo que ocorre em função da interrupção das atividades produtivas.
Esse custo é extremamente importante de ser acompanhado, pois, é necessário que os gestores tenham um controle sobre o tempo que o equipamento ficará para e caso esse período seja muito grande ou precise parar outros equipamentos, o prejuízo pode ser muito maior.
3- Custo induzido
Por último, temos o custo induzido. Esses custos são aqueles que ocorrem devido a erros de manutenção e geram impactos nos processos produtivos, bem como no caixa da empresa.
Alguns exemplos de custos induzidos são: perdas de clientes, deterioração da imagem da empresa, multas, desperdícios, dentre outros.
Leia mais: Como reduzir custos através da gestão de espaços
Como a TDGI pode ajudar
Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.
Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.
Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.
Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!