Como o ESG na construção civil pode melhorar a sustentabilidade

O setor de construção civil é um dos mais importantes e lucrativos para a economia do país, de acordo com o IBGE, o PIB da construção civil teve um crescimento de 2,7% no segundo trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.

Quando comparamos os primeiros seis meses de 2022 com o mesmo período do ano anterior, a Construção cresceu 9,5% enquanto o País cresceu 2,5%. 

Esses dados mostram a importância e as possibilidades que a construção civil pode proporcionar para o crescimento do país. Uma das possibilidades é a união com os conceitos de ESG, uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço.

Neste artigo, você entenderá como o ESG pode ajudar a construção civil a criar ambientes mais sustentáveis e ajudar na preservação do meio ambiente através da aplicação de conceitos como os prédios verdes.

O que é ESG?

Como falamos, ESG (environment, social e governance) é uma tendência que vêm ganhando muito espaço entre as empresas de diversos segmentos, essa prática consiste em avaliar e medir o desempenho sustentável da empresa em três pilares: Meio ambiente, Social e Governança.

Segundo a pesquisa Chief Executives for Corporate Purpose (CECP), sete em cada dez corporações avaliam o desempenho e a remuneração de seus profissionais com métricas baseadas neste conceito. 

Ou seja, esse conceito é de extrema importância social e financeira para as organizações e pode abrir diversas oportunidades.

Saiba mais: Layout de escritório de contabilidade: quais os principais critérios para a otimização de espaço

Como o ESG pode melhorar a construção civil 

Agora, vamos entender mais detalhadamente como o ESG pode ajudar na construção civil.

Menor impacto no ambiente

O principal benefício do ESG é a transformação das empresas em empresas verdes, gerando o menor impacto no meio ambiente. Quando utilizamos esses conceitos na construção civil, as obras possuem menos impacto na natureza, reduzindo o consumo de recursos naturais.

Mais economia

Outra vantagem é a redução de gastos causada pelo consumo consciente de recursos. Porém, ainda existe uma vantagem financeira a mais, muitos investidores estão dando prioridade para aquelas iniciativas que se preocupam com a sustentabilidade e implementam conceitos ESG.

Melhora o relacionamento com os stakeholders

Além dos investidores, os parceiros e stakeholders também podem ser favoráveis ao seu projeto, uma vez que a transparência das políticas melhora o relacionamento com os diferentes profissionais e parceiros de trabalho.

Leia mais: Como reduzir custos através da gestão de espaços

Como a TDGI pode ajudar

Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.

Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.

Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!