ESG na prática: como deixar seu negócio mais sustentável

Uma sigla que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado é a ESG, derivada do inglês Environmental, Social and Governance, ou em português Meio Ambiente, Social e Governança.

O ESG é uma prática que possui como objetivo proporcionar empresas mais sustentáveis e garantir que elas estejam em conformidade com as obrigações de cada um dos três pilares. Ou seja, através do ESG é possível classificar as empresas conforme as boas práticas que elas possuem.

Além de garantir que a sua empresa esteja de acordo com as políticas de proteção ambiental, o ESG é uma ótima maneira de atrair investidores e mostrar para o mercado que sua empresa é sustentável.

Neste artigo, você irá ver o ESG na prática, o que é, o que são avaliados em cada um dos pilares e muito mais.

Saiba mais: Layout de escritório de contabilidade: quais os principais critérios para a otimização de espaço

O que é ESG na prática?

Como falamos, ESG é uma sigla para Meio ambiente, Social e Governança, cada uma delas avalia a empresa em uma das categorias.

Environmental (Meio ambiente)

A letra E diz respeito aos cuidados tomados pela empresa para diminuir os impactos ambientais, através da sua atuação sustentável. 

Aqui, destacam-se temas como o aquecimento global, emissões de carbono, poluição do ar, poluição da água, preservação da biodiversidade, desmatamento, eficiência da matriz energética e a gestão de resíduos.

Social

A questão social é um dos pontos avaliados dentro do ESG, representado pela letra S. Ela diz respeito ao convívio dentro da empresa, avaliando o quão bem as pessoas se sentem atuando nela e o quanto são respeitadas.

Exemplos de relacionados aos elementos sociais são: satisfação dos clientes, diversidade entre os colaboradores, proteção e privacidade dos dados, engajamento das equipes e o respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas. 

Governance (Governança)

Já a governança é, basicamente, a organização estratégica da empresa, em especial, quando falamos das lideranças.

Alguns exemplos de boas práticas de governança nas empresas são: conselho interno, comitê de auditoria, condutas profissionais, relação com pessoas públicas, como os políticos, ouvidoria para os colaboradores.

Leia mais: Como reduzir custos através da gestão de espaços

Como a TDGI pode ajudar

Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.

Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.

Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!